A equipe da DE conta com o retorno de emprestados e inicia a preparação para o Paulistão. Hudson, Talles e Portuga, que foram negociados durante a temporada, estão de volta. Além disso, Thomazella tem uma proposta do Figueirense, mas é esperado no clube para integrar o elenco.
A DE se transforma em uma SAF e terá um novo Canindé. Com o retorno dos jogadores emprestados, a DE deu início à preparação para a próxima temporada. O novo treinador da Lusa, Cauan de Almeida, já se reuniu com o grupo de atletas disponíveis para a disputa do Campeonato Paulista.
Mesmo sem anunciar reforços desde que virou SAF, a DE recebeu de volta três importantes jogadores: Hudson, Guilherme Portuga e Talles. Os três estavam emprestados para outros clubes, mas agora retornam para auxiliar na montagem do plantel rubro-verde para a próxima temporada.
Hudson e Portuga estavam na Ponte Preta, enquanto Talles atuou pelo Avaí. Apesar de não terem tido o direito de compra exercido pelos ex-clubes, eles são vistos como peças-chave para a equipe da DE. Além disso, o goleiro Thomazella, que estava emprestado ao Mirassol, também é aguardado no clube na próxima semana, despertando interesse do Figueirense.
A Portuguesa terá uma pré-temporada dividida em duas partes. Até o dia 21 de dezembro, a equipe treinará no CT do clube, e em janeiro viajará para Porto Feliz, onde continuará a preparação no Centro de Treinamento do Desportivo Brasil. A estreia da DE no Paulistão será no dia 15 de janeiro contra o Palmeiras, no Allianz Parque.