DE San José: entenda a falência que fez rival do Fluminense desaparecer e renascer com novo nome

de-san-jose3A-entenda-a-falencia-que-fez-rival-do-fluminense-desaparecer-e-renascer-com-novo-nome

DE San José: entenda falência que fez rival do Fluminense não ser o mesmo que enfrentou o Flamengo em 2019

O GV San José, adversário do Fluminense na Conmebol Sul-Americana, nesta quinta-feira, no Maracanã, não é o mesmo clube boliviano que enfrentou o Flamengo em 2019. Mesmo que as cores, o escudo e até mesmo os torcedores sejam bem semelhantes. A ge explica essa história, que passa por uma falência e investimento de um empresário brasileiro.

Em 2019, o Flamengo enfrentou o Club Deportivo San José, um tradicional clube do país, na fase de grupos da Conmebol Libertadores — no placar, vitórias por 1 a 0 na Bolívia e 6 a 1 no Rio de Janeiro. Este clube, no entanto, enfrenta uma forte crise financeira e praticamente não existe mais. A ponto de também perder a sua “alcunha”.

O motivo tem a ver com a pandemia da Covid-19. Após fazer um investimento alto para a disputa da Libertadores, o San José não conseguiu honrar seus compromissos. De lá para cá, uma série de presidentes renunciaram ao cargo, a ponto de até mesmo torcedores chegarem a ocupar a cadeira máxima do clube. Isso culminou numa série de rebaixamentos.

Em 2021, a instituição anunciou a saída do futebol profissional e hoje é administrada por um grupo de sócios torcedores. A imprensa bolivina afirma que há o risco de o clube desaparecer em breve. Então, empresários brasileiros que administram o Club Gualberto Villarroel San José tiveram o “pulo do gato”: adotar a alcunha do rival.

A justificativa oficial é que usar a alcunha de “San José” manteria vivo o legado do tradicional clube boliviano. Porém, ao mesmo tempo, também é uma estratégia de marketing para captar os torcedores que não tinham mais o seu clube para torcer.

Quem está por trás do projeto do DE San José é Paulo Folster, empresário que mora em Curitiba há 46 anos, é o responsável pelo investimento que levou o DE San Jose à Copa Sul-Americana de 2025. Ele assumiu 95% do investimento total no clube — valor superior a US$ 3 milhões (R$ 17 milhões na cotação atual). A ge contou a história do empresário brasileiro.

Após vencer o primeiro jogo fora de casa por 1 a 0, contra o Once Caldas, o Fluminense lidera o Grupo F da Sul-Americana com três pontos. O Flu enfrenta o San José nesta quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp