Press "Enter" to skip to content

De testador de motel a sexador; veja algumas das profissões mais inusitadas do mundo

Última atualização 18/07/2022 | 11:53

Quando falamos em profissões, logo pensamos em Medicina, Engenharia, Direito e Veterinária, algumas das grandes paixões dos jovens de hoje. Entretanto, existem certas ocupações que fogem ao convencional e até causam espanto por conta das particularidades.

Afinal, até onde vai a criatividade do ser humano? Bem, listamos profissões as mais inusitadas do mundo para tentar responder a essa pergunta. Algumas delas, inclusive, nem existem no Brasil, mas é interessante conhecer como as pessoas de outras partes do mundo trabalham.

1- Degustador

Talvez, uma das profissões inusitadas mais ‘comuns’ seja a de degustador, que normalmente é responsável por avaliar sabores de bebidas. Essa profissão exige um paladar aguçado. No cardápio dos degustadores brasileiros, as principais bebidas são: café, vinho, cerveja e uísque.

Movidos pela paixão e curiosidade, algumas pessoas têm a degustação também como um hobby, como o empresário Samuel Fernandes Campos, de 22 anos. Ele é dono de uma loja de bebidas e começou a degustar os produtos para evitar golpes de fornecedores que poderiam estar vendendo produtos falsificados. O jovem conta que a principal bebida em seu ‘arsenal’ é o uísque.

“Para ser um degustador é preciso ter paladar aguçado e prestar atenção nos detalhes, já que eles fazem a diferença, tornam o produto completo. Eu mesmo degusto as minhas bebidas. O que mais me fascina na degustação é o conjunto de detalhes de uma bebida, como um sabor pode disfarçar tão bem o álcool, como cada marca ou tipo de bebida e único. É muito prazeroso para quem gosta”, explicou.

2 – Testador de motel

Acredite se quiser! Para que você tenha um momento de prazer, o quarto que você escolhe e o serviço prestado pelo estabelecimento é testado por um especialista. Porém, há uma exigência especial para quem quer abraçar essa profissão: ser maior de 18 anos. O testador de motel se hospeda no local, acompanhado ou não, e usa todos os serviços para depois fazer uma avaliação da qualidade.

3 – Guardador de lugar

Os guardadores de lugar ou ‘esperadores’, como também são conhecidos, fazem algo que a maioria até evita, que é guardar um lugar na fila. Essas pessoas trabalham, principalmente, em dias de grandes eventos ou movimento no comércio, como por exemplo, a Black Friday, ocasião em que muitos saem às ruas para comprar produtos com descontos. Será que é lucrativo?

4 – Maratonista de séries da Netflix

Esses tipos de profissionais são pagos para passarem o dia inteiro maratonando todos os lançamentos que ainda entrarão na plataforma da Netflix. Eles fazem isso para catalogar quais são bons e quais são os que podem ser descartados.

5 – Abraçadores

Esse tipo de profissional cobra por hora para abraçar pessoas desconhecidas. Segundo depoimentos de alguns deles, é preciso ter muito cuidado para não se envolver emocionalmente com os clientes. Afinal, quem não quer um abraço, não é mesmo?

6 – Espantador de pombos

Muitos hotéis em todo o mundo contratam pessoas para espantar os pombos de seus estabelecimentos. O objetivo principal desses profissionais é evitar que os pássaros incomodem os hóspedes ou sujem as dependências dos hotéis.

7 – Profissional do luto

Também conhecidas como “carpideiras”, pois são, na maioria das vezes, mulheres. Esses profissionais são contratados para frequentar velórios e funerais para chorar pelo defunto. Para a nossa alegria, ou não, esse tipo de profissão não é tão comum no Brasil.

8 – Dormidor profissional 

Apesar desse termo ser bastante brasileiro, esse tipo de trabalho existe em toda parte do mundo. A função desse profissional é testar a qualidade e o conforto de colchões e almofadas. Que trabalho dos sonhos… Esse sim deve ser concorrido!

9 – Provador de ração 

Os biscoitos e rações de gatos e cães precisam ser testados por profissionais capacitados e responsáveis por garantir a qualidade do alimento. Você encararia essa?

10 – Cheirador de axilas

Esse tipo de profissional precisa comprovar a eficiência dos desodorantes e uma das funções é acompanhar pessoas praticando atividades físicas. Quando o corredor começar a suar, o ‘cheirador’ confere se o desodorante é capaz de inibir os maus odores das axilas do corredor.

11 – Provador de caixões

O provador testa o conforto e outros detalhes do ataúde. Para ele exercer a profissão, é preciso ficar deitado na urna por um tempo determinado e analisar cada aspecto exigido, como tamanho e capacidade do peso.

12 – Cliente misterioso

Esse profissional se passa por cliente e vai a inúmeros tipos de lojas para avaliar a qualidade e as características do negócio, como os preços, os produtos e o atendimento ao cliente. Geralmente esses tipos de profissionais são contratados por empresas que querem coletar informações dos concorrentes ou ter novas ideias.

13 – Sexador

Ele é responsável por detectar o sexo de aves recém-nascidas algumas horas depois do nascimento. Esse tipo de profissional analisa as características da cloaca, a tonalidade da das penas e o formato das asas, tudo isso para especificar qual o tipo de ave.

14 – Cheirador de automóvel 

Eles são responsáveis por analisar os odores dos veículos que saem das fábricas. O objetivo é que todos os carros só sejam liberados para as concessionárias se estiverem com o um cheiro de carro novo.

15 – Escritor de biscoitos da sorte

Sabe o biscoitinho da sorte? Sim, aquele que você ganha quando come algum prato em um restaurante chinês? Os fabricante desses tipos de biscoitos costumam contratar escritores, ou freelancers, para criarem as frases motivacionais, inspiradoras e engraçadas que recheiam os produtos.

16 – Provadores de colchões

Esse tipo de trabalho requer que o profissional analise os colchões e os edredons antes de serem mandados para serem comercializados. Essas pessoas testam esses produtos para certificar se são confortáveis, assim, em seguida, dão o feedback para que os fabricantes tomem as decisões a respeito da qualidade do produto.

17 – Provador de maconha medicinal

Em vista de que alguns países a legalização para uso recreativo da maconha é proibida, em alguns países é usada para fins medicinais. E para que as pesquisas tenham êxito, os laboratórios contratam esses tipos de profissionais para testar a eficácia dos produtos em pesquisa.

28 – Detetive paranormal

Esse tipo de detetive está sendo cada vezes mais popular entre os interessados em encontrar evidências de um mundo paralelo. Os detetives paranormais analisam as ‘atividades fantasmagóricas’ com ferramentas especiais de alta tecnologia para identificar e tratar entidades de outros mundos.