Press "Enter" to skip to content

Vilão ou aliado? Veja quando é vantagem usar o cartão de crédito

Última atualização 21/03/2022 | 16:04

Culpado pelo endividamento da maioria dos brasileiros, o cartão de crédito oferece benefícios aos usuários como o parcelamento de grandes valores, o acúmulo de pontos que podem ser trocados por produtos, viagens, cashback, descontos na fatura, milhas aéreas, dependendo do banco e plano do cliente.

Para o consultor financeiro Lucas Spínola, a verdadeira culpada da maioria das inadimplências dos brasileiros é a falta de educação financeira.

“A maioria dos clientes não sabe utilizar cartão de crédito. Ele é visto como o culpado dos endividamentos quando na verdade, a culpa é de quem tem o cartão. Vivemos em uma cultura onde não há o incentivo de cultivar melhor das nossas finanças”.

Para Spínola, um exemplo de como o cartão pode beneficiar seu usuário está no pagamento sem juros de grandes quantias. “Nem sempre pagar à vista é o melhor a se fazer. Se o desconto for muito pequeno ou não houver, o preferível é parcelar o valor. Dessa forma, pode-se trabalhar o dinheiro ao invés de descapitalizar-se de uma vez”.

A aposentada Maria da Conceição Silva, de 65 anos, disse que aproveita os pontos do aplicativo do banco tanto para trocar por mercadorias quanto na troca deles por milhas para viajar. “Já troquei pontos por coisas de casa, como liquidificador, mas hoje só troco por milhas. Já fui para o litoral nordestino pagando bem menos na passagem por causa dos benefícios do meu cartão”, conta.

“Com o uso do cartão de crédito você pode converter as pontuações para as milhas aéreas. Esta é uma forma de lucrar também porque se, por acaso, você não queira utilizá-las, pode vendê-las. Um site que ficou famoso por fazer este tipo de negociação é o Max Milhas. Essa é uma boa forma de fazer uma renda extra com seus pontos do cartão”, ensina Lucas Spínola.

O consultor financeiro lembra que o problema não está no cartão de crédito e sim em quem o utiliza. É preciso controle financeiro, cautela, fugir da mentalidade consumista e deixar o limite do cartão sempre de forma reduzida.

Para a consultora financeira Ana Paula Araújo, “o ideal é a pessoa ter consciência de que o cartão de crédito é uma espécie de adiantamento de receita que vai ser descontada no mês subsequente”. Ela alerta que o valor não pode comprometer mais do que 30% da renda e tem que ser planejado.

“Os juros de cartão de crédito no Brasil são dos mais caros do mundo. Deixar de pagar a fatura ou pagar o mínimo dela são coisas que devem ser evitadas”, lembra. E como a fatura do cartão, como de outras contas como água, luz e telefone ou internet não dão descontos se pagas antes do dia de vencimento, não há motivo para efetuar o pagamento antecipado.

Para Ana Paula Araújo esta é uma prática comum do brasileiro e que deve ser evitada. “Conta deve ser paga no dia, se não oferecer desconto para pagamentos antecipados. Para evitar esquecimentos, ela pode ser agendada nos aplicativos dos bancos ou colocada em débito em conta”, finaliza.