Press "Enter" to skip to content

De Wolverine a Tigrão: A voz de 40 mil faces de Isaac Bardavid

De Wolverine a Tigrão: Issac Bardavid foi a voz de uma série de personagens que marcaram uma geração. Um dublador e ator que marcou o Brasil e comoveu para a tristeza geral da nação ao se calar, nesta terça-feira (1º), aos 90 anos de idade, em Niterói na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Bardavid estava internado desde o dia 26 de janeiro devido a uma enfisema pulmonar. De acordo com o perfil oficial do artista nas redes sociais, o quadro hospitalar estava controlado, mas o pulmão resolveu parar de oxigenar o corpo.

”Mesmo entubado, mesmo recebendo oxigênio pela máquina, os alvéolos não davam conta de transmitir o oxigênio recebido pelo sangue” diz o post, explicando que o sangue ficou ácido demais e, por isso, o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já estava muito cansado.

Assim, Bardavid faleceu, deixando como principal legado sua interpretação em dublagens que marcaram diferentes gerações que conheceram desenhos animados, séries e filmes em ”dublagem brasileira”.

Dublagens e novelas

Uma das dublagens mais famosas com sua voz ”metálica” é a do Wolverine, feita desde a época do desenho dos anos de 1990 e imortalizada nos filmes com o ator australiano Hugh Jackman no papel de mutante da Marvel Cosmics.

Bardavid dedicou 24 anos de sua vida a dublagem do personagem, tornando-se a mais memorável entre as mais de 40 mil dublagens que já fez. Chegou a conhecer pessoalmente Jackman em 2017.

O dublador emprestou seu timbre grave também para voz característica para dois vilões: o aterrorizante Freddy Kruger e o maniqueísta Esqueleto (do desenho ”He-Man”).

Já como ator, em mais de 50 anos de carreira, Bardavid participou de novelas clássicas como ”O Rei dos Ciganos” (1996), ”Escrava Isaura” (1975) e ”O Cravo e a Rosa” (2000”, além dos filmes ”Os campeões” (1983), ”Os escaravelho do Diabo” (2016) e ”Histórias assombradas” (2017). Sem contas os programas na TV Globo, com destaque para o ”Sítio do Pica-Pau Amarelo”, ”Zorra Total” e ”Trapalhões”. O último trabalho na emissora foi em 2021 na série ”Carcereiros”.

Descendente de família judia turca, Bardavid nasceu em 13 de fevereiro de 1931 em Niterói. Formado em direito, ele preferiu seguir a carreira de ator. Foi radiator da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, atuando na série Teatro de Mistério.