Conheça jóia de 19 anos que trocou a Holanda para ser convocado pela Espanha
Zagueiro do Bournemouth reafirma amor pela Espanha e pode fazer estreia
justamente contra a seleção holandesa, seu país de origem, nesta quinta-feira
DE aponta os favoritos para o mata-mata da Liga das Nações
Dean Huijsen, zagueiro de 19 anos do Bournemouth, garantiu que não se arrepende de ter escolhido defender a seleção espanhola, mesmo que nunca mais seja convocado. Nascido na Holanda, ele pode enfrentar seu país de origem nesta quinta-feira, às 16h45 (de Brasília), no jogo de ida das quartas de final da Liga das Nações, em Roterdã. A partida será transmitida pelo sportv, com tempo real no ge.
+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal ge Futebol Internacional no WhatsApp
Dean Huijsen pela seleção sub-21 da Espanha. — Foto: Mateo Villalba/Getty Images
Dean Huijsen pela seleção sub-21 da Espanha. — Foto: Mateo Villalba/Getty Images
— Eu me sinto espanhol, a Espanha é meu lar. Se a Espanha não me convocar, continuarei sendo espanhol. Se não me chamarem nos próximos 20 anos, ainda serei espanhol. Não me importo — disse Huijsen.
O zagueiro se mudou da Holanda para Málaga aos cinco anos de idade e viveu na Espanha até os 16, quando foi para a Juventus, da Itália. No início de 2024, obteve a cidadania espanhola e desde então atuou sete vezes pela seleção sub-21, sendo capitão. Nesta data Fifa, foi chamado para a base, mas acabou promovido à equipe principal após a lesão de Íñigo Martínez, do Barcelona.
Apesar das especulações sobre uma possível reviravolta para jogar pela Holanda, o regulamento da Fifa afirma que “um jogador pode, apenas uma vez, solicitar a mudança da associação pela qual ele é elegível para jogar para a associação de outro país do qual ele possui nacionalidade.”, e Huijsen já fez essa escolha.
— Sinto-me espanhol e quero jogar pela Espanha. Espero poder estrear (contra a Holanda).
O técnico Luis de la Fuente ficou feliz com a decisão de Huijsen e destacou o potencial do jogador para o futuro da seleção.
Estou feliz que Huijsen tenha decidido jogar pela Espanha. É uma sorte, e estamos extremamente agradecidos, pois ele é um jogador com muito potencial para ter uma grande carreira.”
— Luis de la Fuente
Antes de optar pela Espanha, Dean passou pelas categorias sub-16, sub-17, sub-18 e, mais recentemente, pelo sub-19 da seleção holandesa. Em 2022, ele foi vice-campeão europeu sub-17 com a Oranje, quando a equipe perdeu para a França.
+ Courtois admite rusga com ex-técnico da Bélgica: “Espero que possam me aceitar”
Dean Huijsen pela seleção sub-17 da Holanda. — Foto: Nir Keidar/BSR Agency/Getty Images
Dean Huijsen pela seleção sub-17 da Holanda. — Foto: Nir Keidar/BSR Agency/Getty Images
Em sua primeira temporada pelo Bournemouth, que ocupa a 10ª posição na Premier League sob o comando de Andoni Iraola, Huijsen tem atraído o interesse de grandes clubes europeus. O jovem zagueiro cita Sergio Ramos, lenda do Real Madrid, como sua grande inspiração, e não esconde o orgulho por estar ligado a grandes equipes europeias.
Dean Huijsen tem 27 jogos na temporada e dois gols, sendo todos pela Premier League. Pela seleção espanhola sub-21, o zagueiro tem apenas um gol marcado contra a Eslováquia, em março de 2024.
A primeira partida das quartas de final da Liga das Nações será em Roterdã na quinta-feira, às 16h45 (de Brasília), e a segunda partida será disputada em Valência no domingo. O vencedor enfrentará a Croácia ou a França nas semifinais, que serão disputadas no início de junho. A final será em 8 de junho em Turim ou Munique.