Complexo do Alemão recebeu nesta segunda-feira o terceiro debate do projeto EXTRA Favelas, com o tema ‘Mobilidade’. O evento, gratuito e realizado na quadra esportiva coberta da Vila Olímpica do Alemão, contou com a presença de diferentes autoridades e especialistas. A discussão sobre os desafios da mobilidade urbana nas favelas do Rio foi pautada durante o encontro. Promovido pelo EXTRA, em parceria com a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, o debate teve início às 14h e se estendeu até as 17h, proporcionando um espaço de reflexão e troca de ideias.
O foco do debate, intitulado “Mobilidade”, foi destacar as dificuldades enfrentadas pelos moradores das favelas em relação ao tema. Além da discussão em si, o evento ofereceu um lanche ao público presente. Dentre os participantes estavam a vereadora Rosa Fernandes, presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara do Rio; o vereador Vitor Hugo, presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia; Simone Costa, subsecretária de Planejamento e Concessões de Transportes da Secretaria Municipal de Transportes; e Rene Silva, fundador e editor-chefe do jornal Voz das Comunidades.
Rene Silva ressaltou a importância de sediar o evento no Complexo do Alemão, possibilitando a discussão sobre a percepção dos problemas enfrentados pelos moradores. A mobilidade foi colocada em pauta como uma questão de dignidade por Vitor Hugo, que luta pela reintegração do Teleférico do Alemão, desde a Pedra do Sapo, integrado a outros meios de transporte.
Após o debate realizado no Complexo do Alemão, o projeto EXTRA Favelas seguirá com mais duas edições, uma na Cidade de Deus e outra nas proximidades do Batan, em Realengo. Os eventos anteriores ocorreram em frente ao Morro da Providência e na quadra da Mocidade Unida do Santa Marta. Além disso, o projeto convida moradores de comunidades a participarem de uma pesquisa online, contribuindo para uma maior compreensão da realidade dessas regiões e apontando prioridades em áreas como saúde, transporte e emprego.
Para acompanhar as novidades do EXTRA Favelas e se envolver nas ações do projeto, siga as redes sociais do projeto: no Instagram @extrafavelas e no canal do WhatsApp. O projeto busca amplificar as vozes das comunidades, dando espaço para que seus moradores possam expressar suas opiniões e contribuir para a construção de soluções coletivas. A iniciativa reforça o compromisso com a escuta ativa e a valorização das experiências e vivências dos moradores das favelas do Rio de Janeiro.