Declan Rice: herói do Arsenal na Champions League e reforço bilionário do clube

declan-rice3A-heroi-do-arsenal-na-champions-league-e-reforco-bilionario-do-clube

Quem é Declan Rice? Herói do Arsenal contra o Real é reforço mais caro da história do clube

Volante inglês, autor de dois golaços de falta nesta quarta, foi comprado por mais de R$ 750 milhões em 2023

Declan Rice entrou para a história da Champions League e do Arsenal ao marcar dois golaços de falta e garantir a vitória de sua equipe sobre o Real Madrid, por 3 a 0, nesta terça-feira. Foi a maior atuação do volante com a camisa do time londrino, onde chegou em 2023 – e, desde então, tenta provar seu talento, após ser comprado como o reforço mais caro da história do Arsenal.

Rice nasceu na Inglaterra e ingressou no mundo do futebol nas categorias de base do Chelsea. Depois, rumou para o West Ham, onde finalizou a preparação nos times inferiores e foi promovido a profissional. Hoje com 26 anos, o volante passou seis temporadas na equipe do leste de Londres. Foi lá onde ele ganhou notoriedade e alcançou a seleção inglesa, tornando-se alvo da cobiça de gigantes europeus.

Por isso, para conseguir a contratação do jogador, o Arsenal precisou abrir os cofres. A imprensa inglesa noticiou, em meio à temporada 2022/23, que Rice interessava a Chelsea, Manchester City e United, além do Arsenal. O West Ham aproveitou o desejo dos rivais para fazer uma alta pedida para vendê-lo: seriam necessários pelo menos 100 milhões de libras para negociar.

Na janela de transferências do verão europeu de 2023, o Arsenal intensificou as negociações e conseguiu a contratação sonhada: pagou 105 milhões de libras para o West Ham, além de outros bônus, que fizeram o valor ultrapassar os R$ 750 milhões. Assim, Rice chegou ao Emirates Stadium com a pompa de reforço mais caro da história do Arsenal – e com um enorme peso nas costas.

Em sua primeira temporada sob o comando de Mikel Arteta, ele logo ganhou a titularidade absoluta: realizou 51 partidas, sendo titular em 48 delas. No período, marcou sete gols e deu nove assistências. Porém, com atuações irregulares, levantou questionamentos se o valor pago pelo clube em sua contratação não havia sido exagerado.

A atual temporada é a segunda do volante, que tem 43 jogos em 2024/25, tendo sido titular em 39 deles. Com os dois gols desta terça, chegou a sete bolas na rede e oito assistências. Um dos responsáveis pelas bolas paradas da equipe, o inglês nunca havia feito um gol de falta na carreira. Diante do Real Madrid, na partida de ida das quartas de final da Champions League, vieram logo dois – os mais importantes com a camisa do Arsenal até o momento.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp