Decoração do Carnaval do Recife e Olinda: artistas se inspiram na reverência à família e à tradição para criar identidade visual da festa

decoracao-do-carnaval-do-recife-e-olinda3A-artistas-se-inspiram-na-reverencia-a-familia-e-a-tradicao-para-criar-identidade-visual-da-festa

Reverência à família, à tradição e aos foliões são inspirações de artistas responsáveis pela decoração do carnaval do Recife e de Olinda

O tema da folia na capital é ‘Carnaval do Recife. É gente’. Em Olinda, o mote da festa é ‘Todos juntos numa só alegria’.

Confira como foi a criação da decoração do carnaval do Recife feita pela artista Andréa Tom, com fotografia de Chico Barros

As ruas da DE e de Olinda DE já começaram a se vestir para o Carnaval 2025, com uma decoração baseada em olhares artísticos e afetivos. Com conceitos distintos, mas complementares, os artistas plásticos Andréa Tom e Raoni Assis foram os responsáveis por dar forma e cor às identidades visuais das festas.

Na capital, o tema da folia é “Carnaval do Recife. É gente”. A artista Andréa Tom foi convidada para criar a identidade visual da festa. Inspirada na diversidade e na liberdade, Andréa trouxe elementos que simbolizam a essência do folião recifense.

O processo de criação, segundo ela, começou com a escolha de personagens reais do carnaval, como mestres de maracatu, passistas, percussionistas e outras figuras. Elas foram fotografadas por Chico Barros, com quem Andréa Tom formou uma dobradinha de criatividade para dar forma às peças.

As fotos foram impressas e, depois, transformadas em arte através das colagens manuais da artista. Ela costuma fazer recortes com papéis coloridos que formam figuras e geometrias cheias de vitalidade.

> “Eu pensei que gente é para ser livre. E os pássaros representam isso. Também usei o camarão borboleta, que era uma história que meu avô me contava, dizendo que as borboletas corriam para o mar e, lá, viravam camarões. E eu acreditei nisso até muito tarde. Isso simboliza a transformação e a liberdade do carnaval. Quem quiser ser borboleta, que seja. Quem quiser ser camarão, que seja também”, contou Andréa.

Além dos pássaros, a artista utilizou elementos como corações, flores e sóis, reforçando quatro ideias, todas relacionadas ao tema do carnaval:

* Gente é para ser livre;
* Gente é para brilhar;
* Gente é para florescer;
* Gente é para amar.

A artista contou, também, que um diferencial do trabalho foi, justamente, o fato de trabalhar com pessoas reais, que fazem o carnaval acontecer.

“Na minha arte e nas fotos de Chico Barros a gente quis reverenciar esses foliões. Fiz o trabalho todo com o maior cuidado, respeito e admiração por eles e pelo carnaval do Recife. É tudo baseado no amor que tenho pelo carnaval e no valor cultural incrível que essas pessoas têm”, contou.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp