Decretação de estado de emergência em Ceres

A Defesa Civil reconheceu estado de emergência em Ceres. As fortes chuvas na primeira quinzena do mês destruíram casas, pontes e o asfalto da cidade. A senadora Lúcia Vânia (PSB-GO) visitou casas na cidade e percorreu ruas de Rialma, município vizinho também prejudicado.

Em uma viatura do Corpo de Bombeiros, a senadora vistoriou os trechos mais comprometidos da região com os prefeitos Rafaell Melo (PSDB) e Fred Vidigal (PTB). Os ministros da Integração Nacional e das Cidades, Helder Barbalho e Alexandre Baldy, passaram por uma das cidades e prometeram unir esforços para a decretação de emergência.

Lúcia Vânia acredita que, em situações desta natureza, a medida seja capaz de contemplar com agilidade o maior número de áreas afetadas da comunidade, como habitação, infraestrutura viária, córregos e acesso de crianças e adolescentes à escola.

Em fevereiro, a cidade de Flores de Goiás conseguiu que o governo federal decretasse estado de emergência na cidade após alagamentos, obstrução de estradas na zona rural e queda de pontes em consequência das chuvas no final do ano passado. O decreto tem vigência de 180 dias e possibilita apoio da União para ações emergenciais e recuperação de áreas que afetam a população. “Em Flores de Goiás, 73% da população do município vivem em área rural, o que, em períodos chuvosos, agrava ainda mais o quadro”, comentou a senadora.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp