Decreto: Goiânia autoriza funcionamento de cinemas e amplia horários do comércio

A Prefeitura de Goiânia publicou, nesta quinta-feira (15), um novo decreto com determinações de funcionamento do comércio na capital. O documento tem validade de 20 dias sendo válido até 3 de agosto.

As decisões foram tomadas após reunião com o setor produtivo nesta quarta-feira (14), com participação do secretário do Governo, Arthur Bernandes, o titular da Saúde, Durval Pedroso, o chefe de Gabinete José Firmino, o presidente da Câmara Municipal, Romário Policarpo, e representantes do setor produtivo.

Confira ás novas regras de funcionamento:

  • Bares e restaurantes: Funcionamento das 11h às 3h, respeitando a capacidade máxima de 8 pessoas por mesa, obedecendo a distância mínima de dois metros entre elas. É autorizada a utilização de som mecânico e apresentação de música ao vivo, limitada a quatro integrantes. Também é permitido o uso da brinquedoteca.
  • Panificadora, padarias, confeitarias e congêneres: É permitido mesas com até 8 pessoas sentada, resguardando o distanciamento de dois metros entre elas. Assim como bares e restaurantes, não é permitido o consumo no local de pessoas em pé.
  • Celebrações religiosas: Capacidade máxima de 50% de pessoas sentadas.
  • Feiras Livres e especiais: É permitido o funcionamento de bancas de alimentos/bebidas e restaurante a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, cuja quantidade deve resguardar uma distância mínima de dois metros entre elas, contados de qualquer ponto de suas bordas e respeitada a ocupação máxima de 8 pessoas sentadas por mesa.
  • Cinema, teatros e circos: O funcionamento de cinemas, teatros e circos está liberado. Deve ser obedecido o limite de lotação de 50%.
  • Eventos sociais: A ocupação máxima deve ser 50%, limitado a 250 pessoas, sem pista de dança e obedecendo os demais protocolos estabelecidos em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde.

A visitação de pessoas diagnosticadas com Covid-19 está proibida. O funcionamento de casas espetáculo, de artes cênicas, de shows, boates e casa de shows musicais seguem proibido.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ministro denuncia que criminosos desejam subtrair assentamento do MST

Neste domingo, 12, o ministro Paulo Teixeira denunciou um ataque ao assentamento Olga Benário do MST, que resultou na morte de dois membros e deixou seis feridos. Ele afirmou que os criminosos visavam subtrair um lote de terra e pediu a identificação dos responsáveis pelo ataque.

O governo assegura que o programa de reforma agrária não será afetado e que medidas de segurança serão reforçadas. A Polícia Civil prendeu um dos suspeitos, conhecido como Nero do Piseiro, associado a um histórico criminal.

A ministra Macaé Evaristo destacou o risco enfrentado por movimentos sociais e a necessidade de proteção. Gilmar Mauro, do MST, alertou sobre o interesse imobiliário na área e o conluio entre políticos e milícias, criticando a invasão de terras.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp