Defeito em balizamento noturno no Aeroporto de Noronha em 2020 causa problemas de pouso de emergência: Paciente é transferida para Recife

defeito-em-balizamento-noturno-no-aeroporto-de-noronha-em-2020-causa-problemas-de-pouso-de-emergencia3A-paciente-e-transferida-para-recife

Balizamento noturno que está com defeito em aeroporto de Fernando Noronha foi
instalado em 2020

Falha em balizamento do aeroporto de Noronha obrigou uso de carros iluminar
pista para pouso de avião de salvamento. Paciente necessitou ser transferida
para o Recife.

Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de
Noronha

Faróis de veículos foram usados iluminar pista do aeroporto de Fernando de
Noronha

O sistema de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha está com
defeito. Por causa do problema, foi preciso usar faróis de carros e caminhões
(veja vídeo acima) para permitir o pouso de um avião de emergência na noite de
domingo (12). A iluminação da pista foi instalada em 2020, em uma obra do governo de
Pernambuco que custou R$ 4,6 milhões, com o objetivo de permitir pousos de
aeronaves de resgate.

A paciente Luana Pedro de Lima foi atendida no Hospital São Lucas e após sofrer
um acidente de moto. Depois exames, os médicos constataram traumatismo
cranioencefálico e fraturas múltiplas na face, incluindo mandíbula, maxila e
nariz.

A transferência para o Recife necessária por causa da gravidade das lesões e da necessidade de exames de imagem detalhados e avaliação
cirúrgica. A moradora foi atendida no Hospital da Restauração e segue em
tratamento.

Veículos oficiais foram utilizados para iluminar a pista do aeroporto — Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

O QUE DIZ O GOVERNO

Em nota divulgada nesta segunda-feira (13), a Secretaria de Mobilidade e
Infraestrutura (Semobi) informou que o uso de veículos para iluminar a pista foi
necessário devido a um problema no sistema de balizamento noturno, o que
comprometeu as operações do aeroporto durante a noite.

A secretaria explicou que o conserto depende do envio de materiais e
equipamentos para a ilha. Por isso, medidas emergenciais foram adotadas para
garantir o atendimento imediato. A previsão para o restabelecimento do sistema
de balizamento não foi divulgada.

De acordo com a Administração de Fernando de Noronha, a manutenção do sistema de
balizamento é de responsabilidade da empresa Dix, concessionária que administra
o aeroporto.

O QUE DIZ A DIX

A DIX Aeroportos informou em nota que realiza periodicamente testes no sistema
de balizamento noturno do Aeroporto de Fernando de Noronha. Em uma dessas
verificações, foram detectados rompimentos no sistema. Atualmente, o terminal
opera apenas durante o dia por causa das obras de requalificação das pistas, que
ainda estão em andamento.

“Após a falha, a empresa fez um levantamento técnico e iniciou o processo de
compra dos materiais para os reparos. A previsão é que o sistema seja totalmente
restabelecido até a próxima semana”, indicou a nota.

Durante uma operação especial realizada na quinta-feira (10), foi adotado um
protocolo emergencial de segurança, com atuação integral da equipe operacional
da DIX.

“A ação foi rápida e segura, e a aeronave decolou de volta para o Recife por
volta das 20h (horário local)”, informou.

Avião UTI fez a transferência da paciente na noite de domingo (12) —
Foto: Ana Clara Marinho/TV Globo

AUTORIZAÇÃO ESPECIAL

O aeroporto de Fernando de Noronha não tem autorização para receber voos
comerciais à noite. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
(ICMBio) autorizou, em 2018, a instalação do sistema de balizamento noturno
apenas para voos de emergência médica. A licença ambiental foi concedida pelo governo federal em 27 de dezembro daquele
ano.

Na época, a chefe substituta do Núcleo Integrado do ICMBio, Silmara Erthal, explicou que a
autorização era exclusiva para voos de emergência médica.

Para liberar a licença ambiental, foi necessário alterar o Plano de Manejo da
Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha. A mudança foi oficializada
por meio de uma portaria do ICMBio que autorizou o funcionamento do balizamento
noturno.

OBRA NA PISTA

Em outubro de 2022, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de aviões a
jato no aeroporto da ilha por causa de buracos e rachaduras na pista.

Após a proibição, a Azul passou a operar na ilha com aviões menores, do modelo
ATR. A Gol suspendeu os voos. Em janeiro de 2023, a Voepass assumiu a rota
também com aeronaves ATR, mas teve as operações suspensas em todo o país em
março de 2025, por decisão da Anac.

A obra de requalificação do aeroporto, orçada em R$ 60 milhões, começou em
setembro de 2024. Depois
de atrasos, a primeira etapa foi concluída em março deste ano, permitindo o
retorno dos aviões de grande porte à ilha.

A obra é executada pela Semobi. A primeira fase incluiu a recuperação do eixo
central da pista, que tem 1.845 metros de extensão.

O governo de Pernambuco também concluiu, em agosto deste ano, a recuperação do
pátio de estacionamento de aeronaves do aeroporto.

A Anac havia fixado o prazo de 15 de agosto para o fim desta etapa da obra, após
o piso ceder e dois aviões ficarem atolados no pátio em junho.

O primeiro incidente foi em 22 de junho, quando um avião da Azul atolou antes da decolagem. No dia 29,
uma aeronave da Gol também ficou presa após o asfalto ceder.

A Anac determinou que todas as obras no aeroporto sejam concluídas até 31 de
março de 2026. Caso o prazo não seja cumprido, o número de pousos e decolagens
em Noronha será reduzido em 30%.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp