Última atualização 08/11/2022 | 17:43
A Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO) lançou, nesta terça-feira, 8, o aplicativo Conecta DPE. Destinado a toda a comunidade e gratuito, a ferramenta permite o acompanhamento dos procedimentos abertos na instituição. Além disso, permite o acesso rápido aos telefones e endereços das Unidades.
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação, o produto integra o projeto DPE Digital. O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e está disponível nas plataformas Google Play e Apple Store. O lançamento ocorreu durante a reunião do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), em Goiânia.
O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, destaca a interatividade que o aplicativo irá proporcionar à assistida e ao assistido. “Nessa primeira versão, o mais importante é destacar que o assistido terá informações em tempo real. Essa interatividade permite que o assistido tenha conhecimento mais rápido e ágil, evitando o deslocamento a uma unidade da Defensoria Pública”, explica.
“Tudo foi pensado e construído com a intenção de facilitar ainda mais o acesso à assistência jurídica integral e gratuita. A partir de então, as principais informações da DPE-GO estarão nas mãos de todas e todos, a exemplo de informações e locais de atendimento, dúvidas frequentes, agendamentos de atendimentos e andamentos de procedimento”, explicou o defensor público e um dos líderes do projeto (stakeholder) Tiago Bicalho, coordenador do Núcleo de Defensorias Especializadas de Atendimento Inicial da Capital.
Em sua versão inaugural, o aplicativo conta com os campos Central de Ajuda, onde estarão disponíveis o tira dúvidas e telefones; informações com a apresentação das unidades de atendimento, lista de documento e plantões; perfil, destinado à conta do usuário dentro do aplicativo; e área logada, que apresentará a validação do usuário e acesso aos atendimentos e, consequentemente, procedimentos (ProDEFs) dentro e fora da DPE-GO.
“A ideia surgiu durante a pandemia, em meio a necessidade de criação de meios de atendimento remoto para poder dar continuidade ao atendimento jurídico da Defensoria. Mas a necessidade de criação de um aplicativo próprio da Defensoria já integrava os projetos institucionais”, explica o defensor público e stakeholder, Guilherme Vaz.
O sistema Conecta DPE permite o registro dos dados das assistidas e assistidos, bem como todos os eventos relativos ao seu atendimento, sendo possível construir e acessar todo o histórico do atendimento realizado na DPE-GO. Uma vez realizado o cadastro de quem for atendido, nas próximas demandas será necessária somente atualização de dados em caso de alteração. Com o aplicativo essas informações estarão disponíveis ao usuário externo.
O diretor de Tecnologia e Informação, Leandro Lima, explica que o desenvolvimento do aplicativo ocorre de forma gradual e incremental de recursos. Nessa primeira versão do aplicativo, foram necessárias diversas reuniões entre o colegiado de stakeholders para definir requisitos, aprovar os que estão desenvolvidos e seguir para o ambiente de produção. “Foi desenvolvido o conjunto de funcionalidades que foram aprovadas para esse primeiro momento, e já estão sendo produzidos os próximos módulos que virão nas primeiras evoluções do aplicativo”, explica.