Defesa Civil alerta para chuvas intensas na Baixada Santista durante o Natal: confira cuidados e previsão

Defesa Civil alerta para chuvas intensas durante o Natal

Estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).

1 de 1 Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada
Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

Defesa Civil emite alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta para chuvas intensas durante o Natal na Baixada Santista, no litoral paulista, mas não informou a quantidade de acumulados previstos para o período.

De acordo com o órgão estadual, estão previstas chuvas intensas para o litoral sul entre terça-feira (24) e sexta-feira (27).

A previsão é de tempo com sol entre nuvens até quarta-feira (25), favorecendo a elevação das temperaturas e a sensação de calor.

O aquecimento combinado à umidade do ar proveniente do oceano criará condições para pancadas de chuva isoladas em diversas regiões do estado.

Na quinta-feira (26), a previsão é de pancadas de chuva, seguidas por raios e rajadas de vento em todo estado devido à passagem de uma frente fria, acompanhada de um corredor de umidade do ar vindo da região Amazônica.

Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, o órgão estadual recomenda atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.

Antes da chegada dos temporais, a Defesa Civil encaminha mensagens de alerta para a população através do SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e colocar o CEP da localidade de interesse.

CUIDADOS

* No litoral, é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.

* Durante estes temporais, a população deve se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.

* Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra.

* Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Plantão de Saúde de Ribeirão Preto fica sem Ceia de Natal; empresa descumpre contrato, diz Prefeitura

Equipes de plantão da Saúde ficam sem Ceia de Natal em Ribeirão Preto; empresa descumpriu contrato, diz Prefeitura

Um contratante de R$ 35 mil previa refeições para o Natal e também para o Réveillon na cidade de Ribeirão Preto. Secretaria de Saúde do município afirmou que tomará medidas administrativas contra a empresa responsável, incluindo aplicação de multa e rescisão do contrato.

Funcionários de seis unidades de saúde de Ribeirão Preto passaram a noite de Natal sem a ceia devido ao descumprimento da empresa contratada, conforme informação divulgada pela Prefeitura de Ribeirão Preto. Os trabalhadores de plantão nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros postos sob a gestão da Fundação Hospital Santa Lydia não receberam as refeições prometidas para a noite de 24 de dezembro.

A Secretaria Municipal de Saúde declarou que as medidas cabíveis serão aplicadas, incluindo multa e rescisão do contrato, além de buscar soluções alternativas para a ceia do Réveillon, que também estava prevista para ser fornecida pela mesma empresa. A empresa responsável pelo fornecimento da Ceia de Natal e Ano Novo nas Upas e demais unidades geridas pela fundação não cumpriu com as obrigações estabelecidas no contrato.

A RKV Alimentos, empresa com sede em Sumaré (SP), foi a contratada em 21 de novembro deste ano pelo valor de R$ 35 mil para fornecer as ceias de Natal e de Réveillon para várias unidades de saúde, entre elas a UPA Leste (13 de maio), UBDS Vila Virgínia, UPA Norte, UPA Oeste, CAPS III AD e Hospital Municipal Francisco de Assis. A vigência do contrato é de 15 dias, entre 23 de dezembro e 7 de janeiro de 2025.

A reportagem aguarda um posicionamento da RKV Alimentos para se pronunciar sobre o ocorrido e esclarecer os motivos pelo descumprimento do contrato estabelecido com a Prefeitura de Ribeirão Preto. A situação de não fornecimento da ceia de Natal para as equipes de plantão da Saúde durante a noite de 24 de dezembro demonstra a importância do cumprimento de obrigações contratuais para garantir o bem-estar e o funcionamento adequado das unidades de saúde.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp