Press "Enter" to skip to content

Defesa Civil e policiais fiscalizam usina que causou mau cheiro após explosão

Última atualização 11/11/2022 | 12:18

A Polícia Civil, a Polícia Científica e a Defesa Civil inspecionam nesta sexta-feira, 11, a usina de asfalto onde houve a explosão de uma caldeira que causou o mau cheiro na Grande Goiânia. Os profissionais tentam entender como aconteceu o incidente. 

“Vamos verificar qual o volume de produto que tinha no tanque para sabermos o que vazou e vamos analisar se no local existia bacia de contenção, que é obrigatória”, afirmou Juliano Cardoso, gestor ambiental e geográfico da Defesa Civil de Aparecida de Goiânia, ao G1

O vazamento aconteceu na última quinta-feira, 10, após uma explosão. A Defesa Civil tenta levantar informações sobre o produto que vazou, e de pontos como o impacto na comunidade e quem é o engenheiro ou responsável químico da empresa. 

Além disso, notas fiscais da compra de produtos e documentações das usinas devem ser realizadas. Também será apurado se o óleo entrou no solo e qual a profundidade. Será solicitado um laudo pela Polícia Científica para descobrir a causa da explosão e o quanto saiu de óleo. 

Mau cheiro 

O vazamento na usina foi descoberto após moradores de Goiânia e Aparecida relatarem mau cheiro, similar à de gás de cozinha, nesta quinta-feira,10. O Corpo de Bombeiros foi acionado para investigar a origem do odor e encontraram a caldeira estourada na usina. 

O lubrificante é tóxico e parecido com óleo diesel. Ele é usado em altas temperaturas para funcionar as caldeiras que esquentam massa asfáltica.

”Temos preocupação porque houve contaminação do solo e do córrego Santo Antônio, que vai para o rio Meia Ponte. Naquela região tem vários ribeirinhos e animais que dependem daquela água”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente (SMA) de Aparecida, Cláudio Everson.

Um inquérito foi instaurado para apurar o caso. Tudo indica como um crime de poluição, que está entre as infrações ambientais mais graves, com pena de até quatro anos de reclusão. 

Entenda como ocorreu a explosão 

De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros Paulinelli Damasceno, a empresa produz massa asfáltica e usa um espaço da área de pedreira em Aparecida. No processo de produção, existem caldeiras que aquecem a massa. 

As caldeiras são aquecidas por motores, que utilizam óleo para funcionar. O bombeiro explicou que o motor que aquece dois reservatórios de 15 mil litros de massa parou de funcionar, fazendo com que o óleo se acumulasse, causando uma explosão no motor.

Houve então vazamento do óleo na terra, que escorreu pela manancial que cai no Rio Meia-Ponte. O Corpo de Bombeiros informou que foi feita a contenção do vazamento com a própria massa asfáltica.