Defesa Civil emite alerta para risco geológico após chuvas em BH
Barreiro, Noroeste e Leste estão em risco forte; Oeste e Centro-Sul têm risco moderado até terça-feira (10). As chuvas fortes deste domingo (8) também afetaram Contagem e Jaboticatubas.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu neste domingo (8) um alerta para risco geológico após o registro de volumes elevados de chuva nas últimas horas e a previsão de novas precipitações. A medida vale até a próxima terça-feira (10).
Existe risco geológico forte nas regionais Barreiro, Noroeste e Leste. Já as regionais Oeste e Centro Sul têm risco moderado. A Defesa Civil orienta que a população redobre a atenção ao solo encharcado e aos sinais de risco de deslizamentos e desabamentos.
Entre os principais indícios estão trincas em paredes, rachaduras no chão, portas e janelas emperradas, água acumulada em quintais, água escorrendo da base de barrancos, além de postes ou árvores inclinados, muros estufados e estalos em estruturas.
Ao identificar qualquer um desses sinais, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Em casos de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser chamado pelo 193.
O órgão também reforça medidas preventivas para reduzir riscos em áreas vulneráveis, como evitar cortes em barrancos, instalar calhas nos telhados, consertar vazamentos, não jogar lixo ou entulho em encostas, não despejar esgoto em barrancos e evitar queimadas.
Moradores podem se cadastrar gratuitamente para receber alertas por SMS sobre chuvas fortes, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos e risco de deslizamentos. Para isso, basta enviar uma mensagem com o CEP da rua para o número 40199. Uma confirmação é enviada em seguida.




