Defesa Civil realiza teste de alerta e moradores levam susto no Pará: ‘Quase infarto’ – Sistema de alerta gratuito proporciona novo aviso em 28 cidades do Norte do país.

defesa-civil-realiza-teste-de-alerta-e-moradores-levam-susto-no-para3A-quase-infarto-sistema-de-alerta-gratuito-proporciona-novo-aviso-em-28-cidades-do-norte-do-pais

Defesa Civil realiza teste de alerta e moradores relatam susto no Pará: ‘Quase infarto’

Além da capital paraense, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí também estavam incluídas entre 28 cidades do Norte do país previstas para o alerta.

Alguns moradores de cidades paraenses levaram um susto na tarde deste sábado (20) com um teste do chamado Defesa Civil Alerta, sistema federal que começou a ser disponibilizado na região Norte do país.

Além da capital paraense, Parauapebas, Paragominas e Tucuruí, no sudeste do Pará, também estavam entre as 28 cidades dos sete estados do Norte incluídas nesse teste.

Moradores de Belém, Parauapebas e Tucuruí relatam ao DE que receberam o alerta pouco antes das 16h e se assustaram ao ouvir o som semelhante a uma sirene.

‘ACHEI QUE ERA TERREMOTO’

“Defesa Civil: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência do Pará. Mais informações, consulte o site DEFESA CIVIL ALERTA”, informava a mensagem. Em alguns casos, a mensagem veio iniciada com mensagem de Alerta Extremo.

O governo do Estado e prefeituras divulgaram sobre o teste também em redes sociais, mas mesmo assim, houve quem se assustou em ainda casos de quem só acabou vendo a divulgação após o susto.

“E só aparece isso agora, depois do meu quase infarto”, brincou uma internauta. “Achei que era terremoto”, disse outro em uma postagem do governo do Pará.

No entanto, em Belém, há relatos de pessoas que não chegaram a receber a mensagem, incluindo quem tem ddd de outra região. Ocorreu também o contrário: um morador de Ananindeua recebeu o alerta, enquanto estava no trabalho, em Belém.

SISTEMA DA DEFESA CIVIL EM PARCERIA COM ANATEL

O sistema, desenvolvido pela Anatel em parceria com o Ministério das Comunicações, envia mensagens de texto e sinais sonoros para alertar sobre riscos de desastres naturais, como alagamentos, enchentes, vendavais e deslizamentos.

O serviço é gratuito, não exige cadastro e funciona mesmo com o celular no modo silencioso, dependendo da cobertura móvel e da compatibilidade com redes 4G e 5G.

O teste faz parte da preparação para a implantação do sistema em Manaus, em parceria com o governo federal, abrangendo 28 cidades de sete estados.

Os alertas são enviados pelas defesas civis estaduais após comando do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que estava no Amapá.

Além do Defesa Civil Alerta, outros canais de comunicação de risco continuam em operação, como SMS, TV por assinatura, WhatsApp, Telegram e Google Public Alerts.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp