Defesa de Bolsonaro solicita internação para dia 24 e cirurgia no Natal

defesa-de-bolsonaro-solicita-internacao-para-dia-24-e-cirurgia-no-natal

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) entregou um documento ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes solicitando a internação de Bolsonaro na quarta-feira (24/12) e a realização da cirurgia no hospital DF Star, em Brasília (DF), no feriado de Natal, quinta-feira (25/12). A cirurgia será para corrigir duas hérnias inguinais. Na véspera da cirurgia, Bolsonaro se prepara para o procedimento, que será realizado no dia de Natal. A defesa também pediu que Michelle Bolsonaro seja a acompanhante principal de Bolsonaro, com os filhos Flávio e Carlos como acompanhantes secundários, porém, é necessário que Moraes autorize o acompanhamento.

O procedimento cirúrgico foi liberado por Moraes após a perícia da Polícia Federal identificar as duas hérnias inguinais em Bolsonaro. No entanto, Moraes condicionou a autorização à apresentação de um cronograma detalhado do procedimento. Na terça-feira, a defesa indicou as datas após Bolsonaro cancelar uma entrevista ao Metrópoles, alegando questões de saúde. Além disso, na mesma decisão que autorizou a cirurgia, Moraes negou o pedido da defesa de converter a pena em prisão domiciliar, destacando que esse benefício se aplica apenas a condenados em regime aberto.

Em 14 de dezembro, Bolsonaro realizou exames que identificaram as duas hérnias inguinais. Os médicos recomendaram a cirurgia como o tratamento definitivo para o quadro. No dia seguinte, a defesa requereu a Moraes a urgência no procedimento cirúrgico. O ministro solicitou exames e laudos médicos para análise dos peritos da Polícia Federal, além de uma perícia, realizada em 17 de dezembro. No dia 19, Moraes autorizou o procedimento cirúrgico e destacou a importância do agendamento prévio, já que não é uma situação de urgência.

Os peritos da PF recomendaram a cirurgia o mais breve possível diante da evolução do quadro clínico de Bolsonaro. Desde 22 de novembro, o ex-presidente está preso após cortar a tornozeleira eletrônica. A pena de 27 anos e 3 meses de prisão, relacionada à trama golpista, começou a ser cumprida em 25 de dezembro. As hérnias inguinais bilaterais foram diagnosticadas clinicamente em novembro, evoluindo para ambos os lados da região inguinal em dezembro. Os sintomas incluem desconforto na virilha, problemas para dormir e se alimentar, além de aumento da pressão abdominal, possivelmente relacionados a episódios de tosse crônica e soluços relatados por Bolsonaro. Apesar disso, não houve complicações graves até o momento.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp