Defeso do Camarão no Paraná: Comércio e Pesca Proibidos até abril; entenda medidas de proteção da fauna marinha

defeso-do-camarao-no-parana3A-comercio-e-pesca-proibidos-ate-abril3B-entenda-medidas-de-protecao-da-fauna-marinha

Pesca e comércio de espécies de camarão ficam proibidos até abril no Paraná; entenda

Proibição, conhecida como ‘defeso’, engloba cinco espécies e vai até 30 de abril. Medida visa proteger a fauna marinha.

Começa, nesta quarta-feira (28), o período de defeso dos camarões em todo o Paraná. Até 30 de abril, ficará proibida a pesca das espécies rosa, sete-barbas, branco, santana e barba-ruça por meio de arrasto com tração motorizada em mar aberto.

A restrição, prevista pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), também se aplica ao transporte interestadual, comércio e industrialização das espécies protegidas. Nesses casos, é preciso apresentar a comprovação de origem do produto.

De acordo com o Governo do Estado, ações de fiscalização do Instituto Água e Terra (IAT) e da Polícia Ambiental serão intensificadas nesse período. O objetivo da medida é proteger o ecossistema marinho e evitar a extinção das espécies, equilibrando nove meses de atividades exploratórias com três de defeso.

Segundo orientações do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, as pessoas físicas ou jurídicas que atuam com as espécies de camarão têm até o dia 4 de fevereiro para enviar ao Ibama uma relação detalhada do estoque e armazenamento dos animais.

Durante o defeso, ainda é permitida a captura do camarão-branco em redes de malha de 5 ou 6 centímetros entre nós. Também fica liberada a pesca da espécie sete-barbas, desde que sejam utilizadas redes do tipo arrastão de porta que tenham no máximo 12 metros de comprimento na tralha superior e possuam malhagem mínima de 24 milímetros.

Leia mais notícias no DE Paraná.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp