Definição do futuro de Dorival Jr. pela CBF: números, convocados e expectativas para o comando da Seleção Brasileira em 2024

definicao-do-futuro-de-dorival-jr.-pela-cbf3A-numeros2C-convocados-e-expectativas-para-o-comando-da-selecao-brasileira-em-2024

A Confederação Brasileira de Futebol definirá nesta sexta-feira o futuro de Dorival Jr., treinador de 62 anos que assumiu o comando da Seleção em janeiro de 2024. Com um aproveitamento de 58,3%, a situação de Dorival se tornou delicada após a histórica derrota por 4 a 1 para a Argentina nas eliminatórias da Copa do Mundo. Para analisar de forma mais detalhada o desempenho do treinador ao longo desses 15 meses, vamos conferir os números e convocados durante esse período.

Em uma reunião com Ednaldo Rodrigues, Dorival Jr. terá seu destino traçado após o revés diante dos argentinos. Ao longo de seu tempo à frente da Seleção Brasileira, Dorival venceu sete jogos, empatou outros sete e sofreu duas derrotas. Com um desempenho modesto, o time marcou apenas 25 gols e sofreu 17. Na Copa América de 2024, o Brasil não teve um bom desempenho, sendo eliminado nas quartas de final pelo Uruguai nos pênaltis.

Em meio ao imbróglio sobre a permanência de Ancelotti, a CBF se vê em um dilema entre buscar uma solução imediata ou aguardar o desfecho da situação do treinador italiano. Enquanto isso, Jorge Jesus surge como alternativa caso Ancelotti não permaneça. Nas eliminatórias para a Copa, o Brasil tem um aproveitamento de 50%, ocupando a quarta posição e com uma diferença de 10 pontos para a líder Argentina.

Durante seu período à frente da Seleção, Dorival Jr. convocou 58 jogadores, promovendo 19 estreias e efetuando 21 cortes. Com uma lista diversificada, o treinador chamou nomes conhecidos e jovens promessas, buscando um equilíbrio entre experiência e renovação. Alisson, Neymar, Rodrygo e outros nomes de peso estiveram entre os convocados de Dorival.

Confira abaixo a relação completa de jogadores convocados pelo treinador em seu período na Seleção:

Goleiros: Alisson, Ederson, Bento, Rafael, Léo Jardim, Weverton, Lucas Perri.
Lateral-direitos: Danilo, Yan Couto, Vanderson, Willian, Dodô, Wesley.
Lateral-esquerdos: Guilherme Arana, Wendell, Alex Telles, Ayrton Lucas, Abner, Alex Sandro.
Zagueiros: Éder Militão, Marquinhos, Gabriel Magalhães, Beraldo, Fabrício Bruno, Bremer, Murilo, Murillo, Léo Ortiz.
Volantes: André, Casemiro, João Gomes, Bruno Guimarães, Joelinton, Gerson, Douglas Luiz, Ederson, Pablo Maia.
Meias: Lucas Paquetá, Rodrygo, Andreas Pereira, Neymar, Pepê, Lucas Moura, Matheus Pereira.

A jornada de Dorival Jr. à frente da Seleção Brasileira foi marcada por altos e baixos, com desafios e resultados que impactaram diretamente o futuro do treinador. Com uma trajetória que despertou debates e incertezas, a definição de seu destino promete movimentar o cenário do futebol nacional nos próximos dias. Acompanhe as informações sobre a escolha do novo comandante e as novidades na Seleção Brasileira no site DE.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp