Definido: Haddad e Bolsonaro no 2° turno

Será considerado eleito o candidato a presidente que obtiver a maioria absoluta de votos (50% mais um voto), não computados os em branco e os nulos

Com 96,06% das urnas apuradas, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) lidera a disputa pela presidência da República, com 46,66% dos votos válidos. Fernando Haddad (PT) aparece com 28,43% e Ciro Gomes (PDT), com 12,52%. Dessa forma,  a disputa vai para o segundo turno que acontece no próximo dia 28 de outubro.

Para o cargo de presidente da República concorrem 13 candidatos. São eles: Alvaro Dias (Podemos), Cabo Daciolo (Patriota), Ciro Gomes (PDT), Fernando Haddad (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), Jair Bolsonaro (PSL), João Amoêdo (Novo), Marina Silva (Rede), João Goulart Filho (PPL), José Maria Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU).

De acordo com a Lei das Eleições (9.504/97), será considerado eleito o candidato a presidente que obtiver a maioria absoluta de votos (50% mais um voto), não computados os em branco e os nulos. Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, o segundo turno das eleições. Concorrem os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp