Delegacia de Anápolis lança campanha Adote um Idoso para o Dia dos Pais

O que a Polícia Civil e o Dia dos Pais têm em comum? Em Anápolis, a 55 km de Goiânia, a pergunta, aparentemente sem sentido, ganha um novo significado, que se traduz no projeto Adote um Idoso, desenvolvido pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), em parceria com quatro os abrigos São Vicente, Monte Sinai, dos Velhos Professor Nicephoro e Jesus Cristo é o Senhor, que amparam pessoas da terceira idade.

A iniciativa é tão simples, quanto produtiva e solidária. Ela proporciona a 100 idosos que vivem nesses espaços, a possibilidade de receberem visitas em datas comemorativas. Coordenado pelo delegado Manoel Vanderic, titular da Deai, o projeto foi lançado há 12 anos, com o propósito de mitigar a solidão dessas pessoas, que, muitas vezes, são esquecidas nos abrigos.

A edição 2022 do projeto voltado ao Dia dos Pais foi lançada em 31 de julho, dia do aniversário de Anápolis. As visitas acontecem a partir da quinta-feira, 11, e seguem até o domingo, 14, tanto pela manhã, quanto à tarde. A mesma ação da Deai acontece anualmente por ocasião do Dia das Mães.

Já consolidado, o Adote um Idoso tem resposta muito positiva da população. Tanto que, dos quatro abrigos participantes, apenas o São Vicente ainda tinha moradores, eles eram 12, a serem adotados para o Dia dos Pais até a manhã desta quarta-feira, 3.

Conforme Manoel Vanderic, a solidão é uma companhia diária dos idosos, mas que se acentua em determinados momentos.

“Nas datas comemorativas esses idosos sentem uma carência muito maior. A ideia é que a visita seja individualizada e que se dedique tempo e atenção à pessoa adotada”, explicou.

Como funciona o projeto

A Deai fez uma lista com os nomes dos idosos dos abrigos de Anápolis. Os interessados na ‘adoção’ devem entrar em contato com a delegacia e escolher um deles.
Ainda que o mais importante seja o contato e o tempo dedicado, a pessoa também deve comprar um presentinho e entregar ao idoso durante a visita. São, em geral, itens necessários para o dia a dia dos idosos, como roupas e calçados, além de outros solicitados pelos próprios adotados.

O delegado Manoel Vanderic lembra que, além da visita na data comemorativa, o projeto Adote um Idoso tem outro objetivo, ainda mais amplo: criar vínculos entre quem adota e quem é adotado, para que se crie uma relação que se estenda ao longo do tempo.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp