Press "Enter" to skip to content

Delegacia de Anápolis lança campanha Adote um Idoso para o Dia dos Pais

Última atualização 03/08/2022 | 11:33

O que a Polícia Civil e o Dia dos Pais têm em comum? Em Anápolis, a 55 km de Goiânia, a pergunta, aparentemente sem sentido, ganha um novo significado, que se traduz no projeto Adote um Idoso, desenvolvido pela Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), em parceria com quatro os abrigos São Vicente, Monte Sinai, dos Velhos Professor Nicephoro e Jesus Cristo é o Senhor, que amparam pessoas da terceira idade.

A iniciativa é tão simples, quanto produtiva e solidária. Ela proporciona a 100 idosos que vivem nesses espaços, a possibilidade de receberem visitas em datas comemorativas. Coordenado pelo delegado Manoel Vanderic, titular da Deai, o projeto foi lançado há 12 anos, com o propósito de mitigar a solidão dessas pessoas, que, muitas vezes, são esquecidas nos abrigos.

A edição 2022 do projeto voltado ao Dia dos Pais foi lançada em 31 de julho, dia do aniversário de Anápolis. As visitas acontecem a partir da quinta-feira, 11, e seguem até o domingo, 14, tanto pela manhã, quanto à tarde. A mesma ação da Deai acontece anualmente por ocasião do Dia das Mães.

Já consolidado, o Adote um Idoso tem resposta muito positiva da população. Tanto que, dos quatro abrigos participantes, apenas o São Vicente ainda tinha moradores, eles eram 12, a serem adotados para o Dia dos Pais até a manhã desta quarta-feira, 3.

Conforme Manoel Vanderic, a solidão é uma companhia diária dos idosos, mas que se acentua em determinados momentos.

“Nas datas comemorativas esses idosos sentem uma carência muito maior. A ideia é que a visita seja individualizada e que se dedique tempo e atenção à pessoa adotada”, explicou.

Como funciona o projeto

A Deai fez uma lista com os nomes dos idosos dos abrigos de Anápolis. Os interessados na ‘adoção’ devem entrar em contato com a delegacia e escolher um deles.
Ainda que o mais importante seja o contato e o tempo dedicado, a pessoa também deve comprar um presentinho e entregar ao idoso durante a visita. São, em geral, itens necessários para o dia a dia dos idosos, como roupas e calçados, além de outros solicitados pelos próprios adotados.

O delegado Manoel Vanderic lembra que, além da visita na data comemorativa, o projeto Adote um Idoso tem outro objetivo, ainda mais amplo: criar vínculos entre quem adota e quem é adotado, para que se crie uma relação que se estenda ao longo do tempo.