Delegacia falsa que usava símbolo da polícia de Goiás é descoberta em Novo Hamburgo, RS

A Polícia Civil de Novo Hamburgo (RS) descobriu uma delegacia falsa no município, nesta quarta-feira (27). A estrutura tinha banners de PCs de diversos Estados da Federação, inclusive de Goiás. Segundo os policiais, a farsa foi montada para que o grupo aplicasse “golpes de nudes”. O local foi descoberto durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no bairro de Canudos.

A polícia do Rio Grande do Sul encontrou uma sala que imitava uma Delegacia de Polícia, com mesa, cadeiras, computadores, impressoras, algemas, rádios comunicadores, armamentos falsos (arma longa e pistola), camisetas e canecas da Polícia Civil. Havia banners de PCs de estados como Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul. Os criminosos tinham ainda banner da Polícia Federal, bandeiras do RS, Brasil e de Santa Catarina. Também foram encontrados, aproximadamente, 2,5 mil comprimidos de ecstasy.

No local, havia diversos documentos forjados pela organização criminosa com fotos e dados das vítimas para aplicar o golpe dos nudes, inclusive um caderno com anotações dos valores recebidos. Neste golpe, os criminosos conversam com as vítimas por aplicativo de mensagem e as convencem a enviar fotos íntimas. Muitas vezes, se passam por adolescentes. Depois,fingem ser pais destes adolescentes, pedindo dinheiro para não fazer denúncia, ou delegados de polícia, que oferecendo arquivamento do inquérito em troca de pagamento. As vítimas da falsa delegacia, segundo a PC, eram de diversos estados e os golpistas conseguiam milhares de reais em um único mês.

Três pessoas foram presas, uma de Santa Catarina e outra do Rio Grande do Sul. Um quarto suspeito de Santa Catarina está foragido e usando documento falso do Estado do RS. Os autuados responderão pelos crimes de tráfico ilícito de entorpecentes e associação ao tráfico de drogas, formação de quadrilha, estelionato, extorsão e uso de distintivo/símbolos de função pública que não exerce.

Equipamentos policiais falsos encontrados. (Foto: Polícia Civil/ Rio Grande do Sul)

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos