Delegada Monah Zein: Justiça descarta intenção de matar policiais

delegada-monah-zein3A-justica-descarta-intencao-de-matar-policiais

Caso Monah Zein: Justiça entende que delegada não teve intenção de matar policiais

Em decisão, juíza do Tribunal do Júri considerou não haver provas suficientes para indicar que mulher quis matar colegas e determinou que processo siga para vara comum.

1 de 1 Delegada Monah Zein se trancou em apartamento, fez live e ameaçou policiais civis com arma — Foto: Reprodução/Redes sociais

A Justiça de Minas Gerais entendeu que a delegada Monah Zein, acusada pelo Ministério Público de atirar contra quatro policiais civis, não deve responder por tentativa de homicídio. O caso aconteceu em novembro de 2023, no prédio onde ela mora, em Belo Horizonte (relembre mais abaixo).

Em decisão nesta quarta-feira (9), a juíza Ana Carolina Rauen Lopes de Souza considerou não haver provas suficientes para indicar que a mulher quis matar os colegas, classificando os disparos como “ato intimidatório” ou “reflexo de estado emocional alterado”.

Por isso, a magistrada determinou que o caso seja encaminhado a uma vara comum, que tem a competência para avaliar se houve a prática de outros crimes, e não siga para o Tribunal do Júri, onde os homicídios dolosos — quando se assume o risco de causar morte — são julgados.

> “Depreende-se, portanto, que a ré, já em processo de retirada, efetuou disparos que possuíam mais característica de ato intimidatório, defensivo ou até reflexo de um estado emocional alterado, do que de conduta tipicamente dolosa de ceifar vidas”, disse trecho da sentença.

Com a decisão, as medidas cautelares impostas à delegada a pedido do MP, como proibição de portar armas de fogo, foram revogadas.

RELEMBRE O CASO

Justiça de Minas aceita denúncia contra delegada Monah Zein

No dia 21 de novembro de 2023, Monah Zein, delegada da Polícia Civil de Minas Gerais, deveria ter retornado ao trabalho, depois de ficar um tempo afastada por questões de saúde mental.

Após supostas mensagens consideradas “preocupantes” em um grupo de WhatsApp, equipes da PC e do Corpo de Bombeiros foram até o apartamento dela, na Região da Pampulha, para verificar seu estado emocional.

Conforme boletins de ocorrência, durante a abordagem, Monah Zein portava uma pistola e efetuou disparos contra quatro policiais. Ela fez uma live nas redes sociais enquanto os agentes estavam no prédio (veja vídeo acima).

A delegada se refugiou dentro de casa e foi presa em flagrante quase dois dias depois, mas recebeu o benefício de liberdade provisória. Em agosto de 2024, o Ministério Público denunciou a mulher por tentativa de homicídio e resistência.

OS VÍDEOS MAIS VISTOS DO G1 MINAS: 50 vídeos

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp