Delegado é denunciado por desvio milionário em contratos na área da educação em Rio Verde
Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) estima que, desde 2020, o esquema teria desviado mais de R$ 2,2 milhões dos cofres públicos. Além do delegado, sua esposa e outros supostos integrantes do esquema foram denunciados.
Delegado é denunciado pelo desvio recursos públicos em contratos na área da educação [https://s04.video.glbimg.com/x240/13893739.jpg]
Delegado é denunciado pelo desvio recursos públicos em contratos na área da educação
O delegado Dannilo Ribeiro Proto, preso suspeito de fraudes em contratações públicas e desvio de recursos destinados a escolas estaduais em Rio Verde, região sudoeste de Goiás, foi denunciado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO). Além dele e sua esposa, outros integrantes do suposto esquema também foram denunciados.
Em nota, a defesa do delegado, representada pelo advogado Alan Cabral Jr., informou que teve acesso à denúncia oferecida pelo órgão e que houve excesso narrativo fático-acusatório. Disse ainda que demonstrará a ausência de elementos de prova, bem como a inexistência de fundamentos que sustentem as imputações constantes na denúncia (leia a nota na íntegra ao fim do texto).
Em nota enviado em 21 de agosto, a Polícia Civil destacou que eventuais dados relativos à participação de servidores da corporação nas investigações estão sendo encaminhados à Corregedoria da Polícia Civil (leia a nota na íntegra ao fim do texto).
Em nota enviada em 21 de agosto, A Secretaria de Estado da Educação de Goiás ressaltou que não tinha conhecimento prévio dos fatos que são alvo de investigação do Ministério Público e que os envolvidos não integram a atual gestão da Secretaria e nem das unidades regionais de Educação. Disse ainda que, após ter acesso oficial aos documentos, a Secretaria iniciará processo de apuração interna acerca das situações apontadas pela investigação (leia a nota na íntegra ao fim do texto).
Os nomes dos outros denunciados não foram divulgados, portanto o DE não conseguiu localizar a defesa.
De acordo com o MP-GO, a denúncia foi apresentada nesta segunda-feira (1º). Os documentos apresentaram denúncia contra investigados alvos da Operação Regra de Três, realizada em 21 de agosto.
Segundo as informações do MP, em razão da complexidade do esquema e do grande número de elementos apurados e de pessoas envolvidas, o órgão optou por apresentar duas denúncias distintas.