Na Bahia, um delegado está sendo investigado por suposto envolvimento em desvio de fuzis apreendidos, conforme a Corregedoria da Polícia Civil informou ao início da investigação. O delegado Nilton Tormes, que atualmente coordena o Departamento de Polícia Metropolitana de Salvador (Depom), preferiu não comentar o assunto diretamente com a imprensa, optando por se posicionar através de nota. Nessa declaração, Tormes afirmou que não teme a investigação e está disposto a colaborar de maneira integral com as autoridades.
Após a realização de mandados de busca e apreensão tanto na casa do delegado quanto na sala que ele ocupava no DEPOM, diversos objetos foram levados para perícia. Diante da gravidade das acusações, Tormes foi afastado temporariamente de suas funções até que as investigações sejam concluídas. A Polícia Civil da Bahia, por sua vez, confirmou que o mandado de busca foi cumprido com o intuito de apurar possíveis irregularidades por parte de policiais, mas ressaltou que o sigilo está sendo mantido para garantir a transparência e clareza nos esclarecimentos dos fatos.
Segundo relatos, a operação que gerou as denúncias investiga o desvio de parte dos fuzis apreendidos durante uma ação policial realizada em julho de 2024. Embora a equipe responsável pela operação tenha registrado apenas a apreensão de seis fuzis, há indícios de que mais de 20 armas do mesmo tipo estavam presentes no local, juntamente com pistolas. Além disso, joias e dinheiro também teriam desaparecido durante a ação. Na ocasião, outros itens ilícitos, como uma metralhadora, munições, coletes balísticos e pasta base de cocaína, foram apreendidos.
Em uma coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (24), o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou mudanças na cúpula da Segurança Pública do estado. Ele destacou que as nomeações foram feitas com base em critérios técnicos e na necessidade de aprimorar as políticas de combate à violência. Rodrigues enfatizou a importância de investigar com rigor qualquer indício de falta de ética e afirmou que, se comprovada a culpa do delegado Tormes, ele sofrerá as punições cabíveis, podendo até mesmo ser exonerado de seu cargo. A transparência e a seriedade nas investigações são fundamentais para a manutenção da integridade e credibilidade das instituições policiais.