Press "Enter" to skip to content

DEM anuncia expulsão de Rodrigo Maia do partido

Em uma decisão unânime, a Executiva Nacional do DEM decidiu nesta segunda-feira (14) expulsar o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O político entrou em conflito com a sigla durante a época da eleição para o presidente da Casa, vencida por Arthur Lira, no início do ano.

“A comissão nacional, à unanimidade de votos, deliberou pelo cometimento de infração disciplinar, e consequente expulsão do deputado”, diz nota divulgada pelo partido.

Maia apoiava seu aliado Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pelo cargo. Já a maioria dos demistas, ficou ao lado de Lira, que era aliado do Planalto.

A decisão da expulsão do deputado partiu da banca da Câmara após Rodrigo Maia atacar o presidente da legenda, ACM Neto, em suas redes sociais. Os ataques teriam acontecido após Neto criticar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

“Comentários infantis e ofensas desnecessárias a ACM Neto refletem a tentativa de gerar constrangimento. Tem sido pior para ele [Maia]“, escreveu o líder do DEM na Câmara, Efraim Filho (PB), quando anunciou que a bancada pediria a expulsão.

Maia também afirmou em sua conta nas redes sociais que ”o partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros”.

Ainda não se sabe se haverá disputa judicial pelo mandato de Rodrigo Maia.

O deputado deverá buscar uma nova sigla. A mais esperada é a PSD, onde já está seu aliado Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.

Maia é deputado desde 1998. Todas ás vezes foi eleito pela DEM. Presidiu o partido de 2007 a 2011. Já foi também filiado ao PTB e, antes de ser eleito, ao PDT.