Demissão em massa e layoff: desafios e medidas em Jaguariaíva e Telêmaco Borba

demissao-em-massa-e-layoff3A-desafios-e-medidas-em-jaguariaiva-e-telemaco-borba

Demissão em massa e suspensão de contratos com trabalhadores

Nesta quarta-feira (3) a indústria BrasPine, que fabrica produtos à base de madeira no Paraná, anunciou a demissão de cerca de 400 funcionários de Jaguariaíva e Telêmaco Borba. Ao DE, a empresa também disse que colocou cerca de 1,1 mil colaboradores em regime de layoff, e garantiu que todos estão com o vínculo empregatício preservado e benefícios mantidos, enquanto realizam capacitação profissional.

O termo layoff vem do inglês e remete a um “período de inatividade”. Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), é um recurso que os empregadores podem usar para se recuperar de crises econômicas e financeiras, e pode ser feito de duas formas: reduzindo salário e jornada de trabalho, ou suspendendo temporariamente o contrato de trabalho. O DE questionou a BrasPine sobre qual forma foi adotada na empresa, mas não obteve resposta.

TARIFAÇO SOBRE PRODUTOS BRASILEIROS

Um decreto assinado pelo presidente Donald Trump elevou para 50% a alíquota sobre produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos desde o dia 6 de agosto. O documento também traz uma lista de 700 exceções, que beneficiam segmentos estratégicos como o aeronáutico, o energético e parte do agronegócio, mas não incluem os produtos fabricados pela BrasPine, por exemplo. No dia 13 de agosto, o Governo Federal anunciou a primeira parte de um pacote de medidas para socorrer empresas afetadas pela taxação. Entre elas, estão a criação de uma linha de crédito de R$ 30 bilhões e a flexibilização de impostos. No dia 25 de julho, o governo do Paraná também anunciou uma série de medidas econômicas para tentar ajudar as empresas do estado. Assim como no pacote nacional, o paranaense prevê linhas de crédito especiais e flexibilizações.

Entre as cidades que tiveram trabalhadores afetados, estão, além de Jaguariaíva e Telêmaco Borba, Guarapuava, Quedas do Iguaçu, Bituruna e Ventania. Saiba mais nas reportagens abaixo:

Millpar: Indústria do Paraná fecha uma fábrica e faz demissão em massa em outra
Randa: Indústria paranaense com quase mil funcionários anuncia férias para toda a fábrica após cancelamento de pedidos dos EUA
Sudati: Indústria anuncia demissão coletiva de 100 funcionários no Paraná devido à insegurança gerada pelo tarifaço de Trump
Entenda: Tarifaço dos EUA reduz até orçamento de festa para comemorar aniversário de cidade do Paraná

Para tentar lidar com os impactos das demissões em massa e da suspensão dos contratos dos trabalhadores da BrasPine, a Prefeitura de Jaguariaíva anunciou medidas para auxiliar os afetados. Um feirão de empregos foi organizado, ofertando 200 vagas em uma empresa recém-instalada na cidade. A administração municipal também está disponibilizando estruturas para qualificações e aderiu ao Programa Cidade Empreendedora para fomentar a geração de emprego e renda na região. Além disso, busca atrair novas empresas para a cidade e otimizar os processos de novas obras públicas para absorver a mão de obra local.

Por isso, é importante ressaltar a importância da prefeitura em tomar medidas eficazes para minimizar os impactos negativos das demissões em massa. A parceria com associações e o governo federal é fundamental para buscar soluções que beneficiem não apenas os trabalhadores afetados, como também toda a economia local. O apoio e suporte oferecido neste momento delicado são essenciais para garantir a estabilidade e segurança dos cidadãos afetados pela situação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp