O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, afirma que o Brasil está melhor do que há 40 anos, mas reconoce que nem todas as promessas da democracia foram realizadas. Saiba mais sobre os desafios e avanços.
Avanços significativos na democracia brasileira
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, destacou recentemente que, apesar dos avanços significativos na democracia brasileira, ainda há muito a ser feito para cumprir todas as promessas democráticas. Ele enfatizou que o Brasil está em uma posição melhor do que há 40 anos, mas reconheceu que desafios importantes permanecem.
Desafios a serem enfrentados
Barroso ressaltou a importância de enfrentar os preconceitos e a discriminação para garantir a igualdade de gênero e a representatividade feminina nos espaços de poder. Ele também abordou a necessidade de combater a desinformação e a radicalização no debate público, que colocam a democracia em risco.
Equidade de gênero no Judiciário
O ministro destacou que a presença feminina nos tribunais é essencial para a equidade de gênero e a representatividade democrática. Ele mencionou que as mulheres compõem cerca de 40% da magistratura, mas ainda detêm menos de 25% dos cargos nos tribunais superiores.
Iniciativas para a segurança pública
Barroso também elogiou a mudança de posição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre o uso de câmeras corporais pela polícia, destacando que essa medida melhora a segurança pública e protege os policiais.