Torre Palace: carcaça de hotel de luxo no centro de Brasília será demolida e substituída por novo prédio
Hotel com vista para o Eixo Monumental fechou as portas em 2013 e virou ponto de drogas e ocupação irregular. Governo chegou a travar briga na Justiça para demolir o que sobrou do prédio, sem sucesso.
Destino do Torre Palace é definido
[https://s01.video.glbimg.com/x240/14001076.jpg]
Destino do Torre Palace é definido
Após 12 anos de portas fechadas e um longo imbróglio judicial, o Torre Palace finalmente tem um novo destino: o hotel deve ser demolida até o final do ano e dar lugar a um novo empreendimento.
Fechado desde 2013, o espaço foi adquirido por um grupo econômico do ramo hoteleiro.
Os novos donos ainda não vieram a público falar sobre os planos para o espaço. Nesta quinta, a TV Globo conversou com um conselheiro do grupo, que antecipou detalhes do projeto.
> “A proposta do grupo é fazer um hotel de luxo, com aproximadamente 250 apartamentos […] é um produto para se trazer um restaurante Michelin para cá, um spa internacional. E com isso contribuir para o turismo de Brasília [https://DE.DE/cidade/brasilia/]”, informou Marcos Cumagai.
Considerado o primeiro hotel de luxo da história de Brasília, o Torre Palace já foi ostentação, mas virou sinônimo de briga de família, disputas judiciais e problema para o governo.
Apesar do cenário de pouco prestígio que o espaço ganhou nos últimos anos, Cumagai conta que o ponto sempre esteve no radar dos novos donos devido ao ponto estratégico e privilegiado.
> “Este é um sonho antigo do grupo, mas todas as tentativas anteriores [de aquisição] esbarramos em questões jurídicas, débitos, dívidas, imbróglios… e que isso foi criando uma situação de difícil solução. Todavia, no último um ano e meio, nts ivemos uma abordagem mais assertiva”, conta o conselheiro.
Segundo o porta-voz do novo grupo detentor do empreendimento, foi necessário um ano e meio de negociação com os herdeiros do Torre Palace até chegar a uma proposta de aquisição — esta que envolveu ainda a quitação e pagamento de todas as dívidas do antigo hotel.
DF Legal recomenda demolição do Torre Palace
[https://s01.video.glbimg.com/x240/13976160.jpg]
DF Legal recomenda demolição do Torre Palace
Com o fim do imbróglio judicial e jurídico, os novos donos agora esperam o aval junto às autoridades competentes para realização a demolição do que sobrou o Torre Palace.
Hotel abandonado em Brasília abriga cracolândia que abastece tráfico no DF
[https://s03.video.glbimg.com/x240/4880994.jpg]
Hotel abandonado em Brasília abriga cracolândia que abastece tráfico no DF
O GDF gastou R$ 802,94 mil com a operação de desocupação do hotel Torre Palace, e não conseguiu recuperar o valor.
Últimas tentativas
No início de setembro, o governo voltou a se movimentar para conseguir, na Justiça, uma decisão que autorize a demolição do hotel. Em 2019, um pedido do mesmo tipo foi feito, mas a Justiça do DF negou a demolição. Em vez disso, ordenou que os herdeiros do prédio fizessem a manutenção do espaço. Segundo o GDF, contudo, essa ordem não estava sendo seguida.