Press "Enter" to skip to content

Denúncia de racismo contra Bolsonaro é liberada para análise no STF

“Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa. Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola”, afirmou Bolsonaro à Época.

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello liberou para julgamento, pela 1ª Turma da Corte, a denúncia por racismo contra Jair Bolsonaro (PSL-RJ), candidato a presidente da República. Cabe ao colegiado decidir se o candidato torna réu ou não. A data ainda não foi marcada mas o ministro espera que o caso seja pautado na próxima terça-feira.

A acusação foi feita em abril pela Procuradoria Geral e alegava crime de racismo no qual acusa o presidenciável de proferir injúrias raciais durante palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017. Na ocasião, Bolsonaro fez declarações ofensivas a membros de comunidades remanescentes de quilombos.

“Se depender de mim, todo cidadão vai ter uma arma de fogo dentro de casa. Não vai ter um centímetro demarcado para reserva indígena ou para quilombola”, afirmou à Época.

E acrescentou: “Onde tem uma terra indígena, tem uma riqueza embaixo dela. Temos que mudar isso daí. […] Eu fui num quilombo. O afrodescendente mais leve lá pesava sete arrobas. Não fazem nada! Eu acho que nem para procriador ele serve mais. Mais de R$ 1 bilhão por ano é gastado com eles”.

O candidato a presidência está sujeito à pena de reclusão de 1 a 3 anos mais multa. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirma na denúncia que a conduta de Bolsonaro viola a Constituição e que é “inaceitável”, sobretudo, segundo ela, por se tratar de um parlamentar.

“Jair Bolsonaro tratou com total menoscabo os integrantes de comunidades quilombolas. Referiu-se a eles como se fossem animais, ao utilizar a palavra ‘arroba'”, disse Raquel Dodge. A procuradora apediu ainda que fosse pago 400 mil por danos morais coletivo.