Press "Enter" to skip to content

Denúncias por maus-tratos a animais diminuem 50,5% em Goiânia

Última atualização 27/12/2022 | 11:05

Neste ano, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) registrou 738 denúncias de maus-tratos a animais em Goiânia. O número é menos da metade em relação a 2021, quando o órgão recebeu 1.491 denúncias por meio do telefone 161. Com isso, a quantidade de registros diminuiu em 50,5%. Na Capital, o crime está previsto na lei nº 9.843, que estabelece sanções e penalidades administrativas para aqueles que praticarem maus-tratos aos animais.

Maus-tratos a animais em Goiânia

Quando se registra uma denúncia de maus-tratos a animais em Goiânia, a Amma realiza a vistoria. Nos casos procedentes, autua e intima o proprietário do animal a realizar o tratamento de saúde e apresentar os relatórios médicos veterinários junto ao órgão, comprovando o atendimento.

Diário do Estado (DE) entrou em contato com a assessoria de comunicação da Amma. Após questionar o motivo pelo qual houve menos registros de maus-tratos em Goiânia neste ano, a resposta foi de que é justamente por conta do menor número de denúncias, e que não há “nada de anormal” na estatística.

A Amma incentiva a posse responsável, tendo em vista que são seres vivos e, ao adotá-lo, o cidadão se responsabiliza por todo o cuidado necessário para a qualidade de vida e bem-estar do animal.

Vale ressaltar que o Brasil possui quase 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos, sob a tutela de ONGs. Os números são de um levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP). Segundo os dados, o número de animais de estimação em condição de vulnerabilidade mais do que dobrou no Brasil entre 2018 e 2020.