Press "Enter" to skip to content

Sobrenomes de motoristas são alterados para xingamentos no sistema do Detran

Última atualização 29/02/2024 | 11:08

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) investiga o diretor de uma autoescola suspeito de alterar o sobrenome de motoristas para xingamentos. Uma condutora denunciou após ser surpreendida com a alteração no documento. Outros 30 motoristas também receberam o documento com sobrenomes alterados para xingamentos como cadela e macaca.

As alterações no nome ocorreram entre os dias 7 e 15 de dezembro de 2023. O diretor de ensino da autoescola localizada em Formosa, no Entorno do Distrito Federal, se tornou o principal suspeito pois a senha dele foi utilizada para as modificações.

“O motivo não é pessoal com esses condutores, ele pode ter uma briga pessoal dentro do CFC [autoescola], a gente não sabe a motivação. Ele fazia [as alterações] à noite, de madrugada, talvez acessando a internet”, explicou Waldir Soares, diretor do Detran, a TV Anhanguera.

Denúncias

As investigações pela mudança dos sobrenomes começaram após uma das jovens solicitar o documento para pagar a taxa da CNH definitiva e perceber a mudança do sobrenome para ‘safada’. No mesmo documento, o pai dela aparecia com o nome mudado para ‘defunto’.

A motorista procurou uma delegacia e registrou um boletim de ocorrência. A vítima declarou, no boletim, acreditar que algum conhecido estava por trás das adulterações já que o pai dela havia sido assassinado alguns meses antes e que a mudança teria sido uma forma de ridicularizá-la.

Após a denúncia, diversos jovens alegaram terem dito o mesmo problema no documento. Os sobrenomes adulterados demostravam diversos xingamentos e ofensas contra os motoristas. Entre eles estão: Safada moraes, Cadela da silva, Macaca Parreira, Defunto, Obesa, Porca e Homossexual dos Santos.

Segundo o Detran, após a investigação dos fatos, a autoescola e o funcionário responsável pelas mudanças devem ser punidos. O caso passará a ser responsabilidade da Polícia Civil para mais diligências.