Press "Enter" to skip to content

Depois de abraçar Lula na posse, bolsonarista Flávia Arruda deixa o PL

Última atualização 03/01/2023 | 10:15

A ex-ministra bolsonarista Flávia Arruda pediu desfiliação do Partido Liberal (PL). A solicitação aconteceu nesta segunda-feira, 2, um dia após ela abraçar o presidente Lula (PT) durante a cerimônia da posse. Segundo aliados, a motivação por trás da saída teve origem em desentendimentos com a sigla, após o apoio interno a Damares Alves (Republicanos) na disputa do Senado.

A desvinculação de Flávia Arruda ao PL

Até o ano passado, Flávia Arruda era uma das grandes figuras do PL. Presidente do partido no Distrito Federal, ela ocupou o posto de ministra de Secretaria de Governo no mandato de Jair Bolsonaro (PL). No entanto, as Eleições de 2022 teriam causado uma ruptura entre as partes.

Isso porque Flávia Arruda disputou o cargo de senadora no Distrito Federal. Algumas figuras importantes do governo Bolsonaro, como a ex-primeira dama Michelle, optaram por manifestar o apoio a uma parlamentar de fora do partido, apesar de aliada. No caso, Damares Alves.

O resultado dessa equação é que Damares acabou sendo eleita com 45,25% dos votos. Flávia Arruda terminou em segundo lugar, com 27,21%, recebendo quase 300 mil votos a menos em relação à vencedora. Isso teria sido um motivo de desconforto entre a então senadoriável e o PL.

Além disso, a crítica pública do partido ao resultado oficial das urnas também teria incomodado a ex-ministra. O abraço dela a Lula no início desta semana acabou selando a questão. Flávia Arruda se reuniu com Valdemar Costa Neto, presidente do partido, e ambos acertaram a desfiliação.

Com isso, Bia Kicis ocupará o posto de presidente do PL no Distrito Federal. Quanto a Flávia Arruda, ainda não se sabe se ela se filiará a um novo partido.