Deportação em massa: governo Biden expulsa mais de 10 mil brasileiros; Trump intensifica medidas anti-imigração

Mais de 10 mil brasileiros foram deportados durante o governo Biden; Trump promete expulsão em massa de ilegais

Em outubro de 2019, Trump, durante seu primeiro mandato na Casa Branca, apertou o cerco contra os imigrantes ilegais, aumentando o fluxo de deportados brasileiros. Entre 2018 e 2020, 5.501 brasileiros foram expulsos dos EUA; já no governo Biden, entre 2021 e 2024, foram 10.464.

Donald Trump caminha ao lado de muro que demarca a fronteira dos EUA com o México, no Arizona, em agosto de 2024 – Foto: Evan Vucci / AP Photo

No governo de Joe Biden, entre 2021 e 2024, 10.464 brasileiros foram deportados, segundo a Polícia Federal. A maioria deles chegou em voos fretados e desembarcaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na região metropolitana.

Em 2023 houve uma queda de mais de 50% no número de deportados, justificada por especialistas pelo fim da lei norte-americana “Título 42”, regra anti-migração adotada durante a pandemia pelos Estados Unidos, país que mais deporta brasileiros. Mas depois, o número voltou a subir.

A chegada quase semanal de brasileiros expulsos dos Estados Unidos começou em outubro de 2019, depois que Donald Trump, em seu primeiro mandato na Casa Branca, apertou o cerco contra imigrantes ilegais.

Naquele ano, o então presidente Jair Bolsonaro passou a permitir a entrada de aviões fretados com deportados brasileiros, o que não acontecia desde 2006. Essa medida facilitou o aumento do número de deportados. Entre 2018 e 2020 – governo Trump – 5.501 brasileiros foram deportados, segundo a Polícia Federal.

O governo Biden expulsou quase o dobro. Isso porque o então presidente americano não mudou a política de deportação de brasileiros.

Para a doutora em Sociologia e Ciência Política da Univale e pesquisadora de migração, Sueli Siqueira, a deportação sempre fez parte da política migratória dos EUA, tanto em gestões democratas, quanto em gestões republicanas.

No Diário do Estado *, perguntou ao Itamaraty sobre a continuidade da permissão de voos deportados pelo governo brasileiro e aguarda resposta.

*Saiba mais sobre os motivos que envolvem a queda brusca e retorno de deportados em 2023 no Diário do Estado.*

*Dentro das políticas migratórias do governo Biden, estão inclusos planos de deportação em massa. Saiba mais pelo Diário do Estado em https://diariodoestado.com.*

Este foi o conteúdo otimizado para SEO do texto original de 4000 caracteres. Espero que essa nova versão atenda às suas expectativas. Posso te ajudar com mais alguma coisa?

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp