Deportado dos EUA: brasileiros retornam ao Brasil em voo para Confins

deportado-dos-eua3A-brasileiros-retornam-ao-brasil-em-voo-para-confins

‘Perdi minha família, meu dinheiro e quase um ano’: brasileiro deportado dos EUA compôs rap na prisão

Diário do Estado de Minas Gerais recebeu, nesta sexta-feira (11), o sexto voo com brasileiros repatriados desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos, em janeiro passado.

75 brasileiros deportados dos EUA desembarcam em Confins

Um novo voo com 75 brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou ao Aeroporto de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na tarde desta sexta-feira (11).

Os repatriados chegaram via Fortaleza (CE), onde o avião pousou pela manhã com 96 passageiros. Na capital do Ceará, 21 pessoas desembarcaram e um homem foi detido porque tinha um mandado de prisão em aberto por roubo. O restante dos passageiros vieram para Belo Horizonte em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O vendedor Igor da Silva saiu de Cuiabá, capital do Mato Grosso, para tentar a vida nos Estados Unidos. Ele ficou seis meses preso durante sua estadia no país. Na prisão, Igor compôs uma música.

> “Se eu puder dar um conselho escuta [o] que eu estou falando: eu perdi minha família, meu dinheiro, e quase um ano, o que passou, ô, ô, o que passou… Quando eu descobri que era o Trump, [ele] me deportou. Eu vou passar a visão: esse sonho não é bom. Se eu puder dar um conselho, não sai do Brasil não, porque o Brasil é muito bom, é muito bom, é muito bom” (Assista na reportagem acima)

Igor Silva, deportado dos Estados Unidos, chegou a Confins nesta sexta-feira (11) — Foto: TV Globo

O carpinteiro Paulo Queiroz morou ilegalmente nos Estados Unidos por 15 anos. Ele e a esposa foram presos juntos. Ele voltou sozinho para o Brasil e está sem notícias da companheira.

> “Na verdade, não era hora de vir embora, mas temos que nos conformar. A gente foi pego de surpresa, deixei minha família para trás, tenho muita saudade”, disse Paulo ao chegar em Confins.

Para os repatriados que são de Minas Gerais, o serviço de acolhimento disponibilizou um ônibus até a rodoviária de Belo Horizonte. Quem não tem recurso vai receber a passagem de volta para a cidade de origem.

Esse foi o 6º voo com deportados a pousar no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte desde que Donald Trump assumiu a presidência dos Estados Unidos. De janeiro até agora, 488 brasileiros desembarcaram no país.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp