Deportados brasileiros chegam a bh

image-dp324o18da

94 brasileiros deportados dos EUA chegam a Belo Horizonte, relatando maus-tratos e buscando reconstruir suas vidas. “Não vão para a América ilegalmente”, alertam.

Chegada dos deportados em Belo Horizonte

Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, um voo com 94 brasileiros deportados dos Estados Unidos aterrissou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins. Esse é o terceiro voo com deportados desde o início do novo mandato de Donald Trump. Entre os passageiros estavam nove crianças e dois idosos. Após uma parada em Fortaleza, 81 mineiros seguiram para Belo Horizonte em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB).

Relatos de maus-tratos nos EUA

Os brasileiros relataram ter sido maltratados pelos agentes de imigração americanos. Ryan Silva, que ficou preso por cinco meses antes de ser deportado, disse: “Não pretendo voltar. Meu sonho foi chegar no Brasil. Vida nova.” Fabiano Oliveira, que morou nos EUA por dois anos e ficou preso por 45 dias, alertou: “Meu sonho é reconstruir uma nova vida aqui. Só digo a todos, não vão para a América ilegalmente. É tudo muito difícil. Vá com tudo certo, com visto.”

Medidas de acolhimento e reintegração

A escolha de Fortaleza como primeira parada visa reduzir o tempo que os deportados passam algemados, procedimento comum nos voos fretados dos EUA. A ministra dos Direitos Humanos e Cidadania, Macaé Evaristo, destacou a importância de acolher bem os repatriados, garantindo que eles possam se inserir no mercado de trabalho e viver com dignidade.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp