Press "Enter" to skip to content

Depósito de destilaria portuguesa se rompe e causa “rio de vinho tinto”

Última atualização 11/09/2023 | 15:39

Uma destilaria na cidade de Anadia, em Portugal, sofreu um prejuízo imenso na tarde de domingo, 10. Dois depósitos de vinho tinto se romperam, formando um rio vermelho nas ruas da cidade que ficam próximas ao estabelecimento. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra a enxurrada descendo pelas ruas.

O município de Anadia, que tem 6 mil habitantes, fica localizado entre Aveiro e Coimbra.

Um morador da região que filmou a cachoeira de vinho tinto nas ruas afirmou que era esperado que os depósitos se romperiam. “Aquilo que um dia se esperava veio a acontecer”, disse.

Apesar do susto, a prefeitura de Anadia informou que, até então, não há registros de feridos, mas que ainda estão apurando danos estruturais na cidade. Segundo o portal Jornal de Notícias, a prefeitura irá analisar imóveis e equipamentos públicos.

Um temor por parte dos moradores era que o rio de vinho tinto atingisse o rio Cértima, mas o Corpo de Bombeiros local drenou o líquido e o enviou para uma estação de tratamento de águas residuais. As causas do rompimento não foram determinadas.

De acordo com a Destilaria Levira, ao portal UOL, eles irão se responsabilizar por cobrir os danos que o vazamento pode ter causado aos moradores. “Assumimos total responsabilidade pelos custos associados à limpeza e reparação dos danos, tendo equipas disponíveis para o fazer de imediato. Estamos empenhados em resolver esta situação o mais rapidamente possível”, publicaram nas redes sociais.

Além disso, a direção da Destilaria pediu para que moradores entrem em contato enviando imagens dos danos causados, para que as medidas necessárias sejam tomadas.

O jornal Diário do Estado (DE) tentou entrar em contato com a destilaria para maiores esclarecimentos sobre o caso, mas pelo fuso horário entre Brasil e Portugal e logística de funcionamento do estabelecimento não foi possível até a última atualização desta reportagem.