Deputadas denunciam ameaças de “estupro coletivo” contra lésbicas

Parlamentares denunciam ameaças de “estupro coletivo” por e-mail

Seis parlamentares de quatro estados denunciam ter sido vítimas de ameaças de morte e “estupro coletivo” através de e-mails. As mensagens de teor violento e similares foram enviadas para a deputada federal Daiana Santos (PCdoB-RS), para as estaduais Rosa Amorim (PT-PE) e Bella Gonçalves (PSOL-MG) e para as vereadoras do PSOL Iza Lourença (MG), Mônica Benício (RJ) e Cida Falabella (MG), todas membros da comunidade LGBTQIA+. Casos são investigados pela Polícia Civil.

As ameaças

As ameaças começaram em 8 de agosto. O primeiro e-mail foi enviado para Bella Gonçalves, onde o autor pedia que ela renunciasse o mandato e teria escrito: “Seremos breves: você é lésbica e por isso sua presença não será mais tolerada”.

A parlamentar optou por não divulgar as ameaças. No entanto, a realidade mudou quando Iza Lourença e Cida Gonçalves revelaram que também recebera ameaças que citavam “estupro coletivo” como uma “terapia cognitiva para curar a lesbianidade”. O autor afirmou que iria até ás residências das parlamentares para testar a “prática”.

Na mesma noite, a deputada federal Daiana Santos também recebeu mensagens parecidas. Ela teria tomado conhecimento apenas nesta semana e decidiu denunciar a polícia.

Já no dia 15 de agosto, a deputada Rosa Amorim passou a receber e-mails similares onde o autor afirmava que sabia o endereço da residência em que ela mora.

Enquanto para Monica Benício, o autor dos e-mails contou que era “doutor em Psicologia pela Universidade de Harvard” e afirmou que não se tratava de uma violência, mas de um “Estupro Corretivo Terapêutico, uma terapia de eficácia comprovada que cura o homossexualismo (sic) feminino porque ser sapatão é ser uma aberração”.

Após a denúncia pública, Iza Lourença continuou a receber novas ameaças. “Teve um e-mail específico sobre minha filha, descrevendo crime de estupro e assassinato. É um grupo que pesquisou sobre as nossas vidas, sabe nossos dados pessoais. Essa ameaça personalizada mexe muito mais”, disse Iza Lourença ao O Globo.

Já Bella Gonçalves relatou que as ameaças têm como intuito paralisar as atividades parlamentar feitas por ela. “Isso tudo atrapalha o nosso trabalho, obstrui. Estava recolhendo assinaturas para uma CPI do Transporte e agora preciso repudiar a violência” afirma a deputada.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Caiado e primeira-dama celebram avanços e reforçam compromisso com o Estado

Em uma mensagem especial divulgada nas redes sociais nesta terça-feira, 24, o governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado celebraram as conquistas de 2024 e reafirmaram o compromisso de continuar transformando Goiás em um estado modelo para o Brasil.

O casal destacou os avanços em diversas áreas e agradeceu a confiança da população, refletida na expressiva aprovação da gestão do governador, que alcançou 88%, o maior índice entre os governadores do país. “E não vamos nos acomodar. Em 2025, vamos ainda mais longe”, garantiu Caiado.

Enfatizando o espírito natalino de união, esperança e fé, Caiado iniciou a mensagem com um agradecimento: “Gracinha e eu estamos aqui hoje para agradecer a Deus por tantas bênçãos, por cuidar de nossa família e nos permitir cuidar da família de cada um dos 7 milhões de goianos”, enalteceu.

Crescimento e desenvolvimento do Estado

Gracinha celebrou o contínuo crescimento do Estado em todas as áreas. “O trabalho que iniciamos em 2019 não apenas se consolidou, mas superou todas as expectativas. Goiás hoje é o estado número 1 do Brasil. Juntos, alcançamos resultados que ficarão marcados na história”, afirmou. Ela, que também é coordenadora do Goiás Social, citou a liderança do estado na redução da pobreza e na geração de empregos, com a renda dos goianos superando a média nacional. “Goiás cuida de quem mais precisa e cria condições para que as pessoas possam melhorar de vida”, declarou Gracinha.

Caiado mencionou alguns dos principais feitos da atual gestão. “Goiás tem hoje a melhor educação do Brasil, ocupando o primeiro lugar no Ideb. O Programa Bolsa Estudo fez Goiás ser o estado que mais reduziu a evasão escolar. Avançamos na regionalização da saúde, com oito novos hospitais, seis policlínicas e mais leitos de UTI em todas as regiões. Continuamos sendo o estado mais seguro do Brasil e somos o estado número um em transparência, isso é respeito ao dinheiro público”, elencou.

Complexo Oncológico de Referência

Goiás estado modelo

Sobre o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), Caiado evidenciou que começará a funcionar no primeiro semestre do ano que vem. “O primeiro hospital público para tratamento de câncer infantil está se tornando realidade. Em março de 2025, o corpo clínico começa a se instalar e fazer os primeiros atendimentos”, projetou.

Natal do Bem e Festividades

Gracinha destacou o sucesso do Natal do Bem. “Goiás tem hoje o maior Natal gratuito do Brasil, uma festa mágica que traduz o verdadeiro sentido natalino. Também entregamos meio milhão de brinquedos, trazendo mais alegria às crianças de todos os 246 municípios do estado”, lembrou a coordenadora do Goiás Social.

“Agradecemos a cada um que esteve conosco e reafirmamos o compromisso de continuar trabalhando juntos por nosso querido estado de Goiás”, completou Caiado. O casal declarou que as festividades de fim de ano trazem união entre as famílias, amor e fé. “Que o Espírito de Natal nos inspire a sonhar mais, fazer mais e realizar mais”, conclamou Gracinha. “Um feliz Natal e um ano novo abençoado”, disseram.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp