Nikolas Ferreira (PL-MG) fez declarações transfóbicas nesta quarta-feira, 9, durante audiência com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na Comissão de Fiscalização da Câmara dos Deputados. O deputado bolsonarista criticou uma diretriz aprovada na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
O documento estabelece “direitos sexuais e os direitos reprodutivos das mulheres, meninas e pessoas que podem gestar tendo por base a justiça reprodutiva e atenção à saúde segundo os princípios do SUS”.
“Você já viu algum homem tendo condição de gestar ou a senhora acredita nessa capacidade, ministra? Vocês querem reduzir as mulheres a pessoas que menstruam”, afirmou Nikolas. O bolsonarista ainda disse que a ministra tenta “colocar uma cartilha de esquerda na questão da saúde”.
“Nem vou comentar sobre bizarrices”, disse a ministra em resposta a Nikolas. “É importante nós reconhecermos a complexidade da sexualidade humana”, rebateu Nísia Trindade.
O bolsonarista ainda acusou o governo Lula de tentar “sexualizar as criancinhas”. Ele ainda reclamou da resolução 715/2023, que propõe a redução da idade de início de hormonização para 14 anos e legalização do aborto como forma de combater “desigualdades estruturais e históricas”.
“Vocês utilizam jargões políticos, sem qualquer tecnicidade jurídica, médica ou sanitária, simplesmente para poder colocar uma agenda dentro de uma resolução”, afirma Nikolas.
Assista ao vídeo:
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)