Petistas reagem a deputado que deseja morte de Lula: “Imbecil”
O deputado Gilvan da Federal (PL-ES) fez ataques ao presidente durante uma sessão na Câmara: “Eu quero mais que o Lula morra”. Ministros, parlamentares e políticos do Partido dos Trabalhadores criticaram, nesta quarta-feira (9/4), a fala do deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES), que desejou a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma sessão da Comissão de Segurança da Câmara dos Deputados.
O deputado do PL afirmou: “Eu quero mais que o Lula morra, quero que ele vá para o quinto dos infernos, é um direito meu. Não vou dizer que eu vou matar cara, mas eu quero que ele morra, que vá para o quinto dos infernos”. Além disso, ele é relator de um projeto que proíbe o uso de arma de fogo pela segurança pessoal do presidente. O texto foi aprovado pela Comissão de Segurança na terça (8/4). A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Polícia Federal (PF) e ao Ministério Público Federal (MPF) a investigação do parlamentar.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, ressaltou que a declaração é “muito grave, criminosa e inaceitável”. Ela afirmou que faz parte da mesma turma bolsonarista que armou a tentativa de golpe e que queria matar Lula na Operação Punhal Verde e Amarelo. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, alegou que o deputado usa o cargo para “disseminar ódio contra tudo e contra todos”. Ele afirmou que já ofendeu mulheres, negros, adversários políticos e até a Igreja Católica, e que agora passou dos limites ao desejar a morte do presidente Lula.
O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias, também afirmou que pedirá a abertura de uma investigação criminal contra Gilvan. Ele acusa o deputado de relatar um projeto na Comissão de Segurança para retirar as armas dos agentes de segurança do Lula, ao mesmo tempo em que defende abertamente a morte do presidente. O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, ex-deputado federal, fez críticas contundentes à declaração de Gilvan, chamando-o de “imbecil” e questionando a lógica por trás da proposta.
“Esse imbecil desse deputado que mancha a bandeira do Brasil, faz uma proposta sem cabimento e sem lógica! Um imbecil! Como um presidente andará sem segurança armada? Só pode ser um jegue! Um idiota! Ou um palhaço! Aliás, é o que ele é! Infelizmente um palhaço a manchar a bandeira brasileira! Esse imbecil!”, escreveu Quaquá em uma publicação no Instagram.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal de notícias no Telegram”código do canal”.