Eduardo Suplicy recentemente passou por uma cirurgia para a colocação de um marcapasso e está estável, de acordo com informações fornecidas pelo boletim médico. O deputado estadual paulista foi internado na terça-feira (26) após sentir-se mal, sendo diagnosticado com uma arritmia cardíaca pelos médicos responsáveis.
A cirurgia de implante do marcapasso ocorreu na quarta-feira (27) e foi realizada sem intercorrências, conforme comunicado médico. Com 84 anos de idade, Eduardo Suplicy é membro do Partido dos Trabalhadores (PT) e encontra-se em recuperação após o procedimento.
O deputado foi internado no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em Maricá, no Rio de Janeiro, após passar mal durante sua estadia no estado desde o último sábado (23). Sua presença na região se dava em decorrência de participação no 24º Congresso da Rede Mundial de Renda Básica, realizado em Maricá e em Niterói.
Transferido para o Hospital Niterói D’Or, Suplicy recebeu o diagnóstico de arritmia cardíaca por parte dos médicos da unidade de saúde. O político, descrito como lúcido, orientado e estável, fez participações por chamadas de vídeo no congresso mesmo estando internado, lendo discursos e interagindo com os presentes de forma virtual.
No ano anterior, Eduardo Suplicy tratou de um linfoma não Hodgkin, com remissão da doença sendo constatada em novembro. Além disso, em setembro de 2023, o deputado revelou ter sido diagnosticado com a doença de Parkinson, iniciando um tratamento com derivados da cannabis sativa a partir de fevereiro. A conexão entre o Parkinson e arritmia cardíaca foi indicada por uma pesquisa que mostrou o uso de medicamentos para Parkinson como desencadeador desse problema.