Deputado federal Alexandre Ramagem e presidente do PL são indiciados pela Polícia Federal em investigação de golpe de Estado: entenda o caso e as repercussões no cenário político brasileiro

O deputado federal Alexandre Ramagem, do PL do Rio de Janeiro, é o único parlamentar a ser indiciado pela Polícia Federal no inquérito que investiga uma tentativa de golpe de Estado no Brasil em 2022. Ramagem, que tem mandato e foro privilegiado, se destaca na lista de indiciados, ao lado de outras personalidades políticas importantes. Outro nome relevante na lista é o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que também está sendo investigado no caso.

Como detentor de foro privilegiado, o deputado Ramagem não terá sua situação alterada na prática, já que o caso está sendo analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta instância judicial do país. Ramagem, que foi chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante a gestão de Jair Bolsonaro, está envolvido em outro inquérito relacionado ao suposto uso ilegal da agência para monitorar autoridades.

Além de Ramagem, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, também integra a lista de indiciados pela Polícia Federal no caso do golpe de Estado. O resultado do inquérito foi encaminhado ao STF e está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes, que é responsável por analisar as investigações e tomar as medidas necessárias.

A repercussão do envolvimento de Ramagem e Costa Neto no inquérito tem gerado debates e questionamentos sobre o papel das instituições e a transparência na política brasileira. A investigação do golpe de Estado em 2022 tem gerado tensão e expectativa sobre as possíveis consequências para os envolvidos, especialmente para aqueles que possuem mandatos e foro privilegiado.

Para se manter atualizado sobre os desdobramentos desse e de outros casos importantes, você pode se inscrever no canal de notícias do Metrópoles no Telegram. Receba as últimas notícias e fique por dentro de tudo o que acontece no cenário político, econômico e social do Brasil e do mundo. Acompanhe de perto os desafios e as transformações que estão moldando o nosso país e o nosso futuro.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Artesão cria presépio gigante de mais de 1 mil peças no quintal de casa em Goiânia

Mais de 1 mil peças e 22 anos de construção: artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

São mais de 15m² que dão vida aos moradores da cidade, templos, animais e instrumentos de trabalho. As peças são feitas no próprio ateliê do artista.

Artesão impressiona com presépio gigante no quintal de casa em Goiânia

Em meio ao Setor Bueno, em Goiânia, o artesão Paulo Lima expõe uma construção que representa parte de Jerusalém no quintal de casa. São mais de 15m² do presépio que reproduz, com riqueza de detalhes, uma das cidades mais antigas do mundo.

Paulo iniciou a construção em 2002 e, desde então, totalizou mais de 1 mil peças feitas de argila. Elas representam os moradores da cidade, animais, soldados romanos e instrumentos de trabalho.

> “Fui restaurar um presépio e começou basicamente assim, com restauração e uma brincadeira. Fiz uma casinha, um castelinho, uma manjedoura e o povo gostou”, diz Paulo Lima.

Os monumentos icônicos, como o palácio do rei Herodes, o Templo de Salomão e as muralhas de Jerusalém, permitem que qualquer um viaje no tempo sem sair de Goiânia. Entre os detalhes da arquitetura que mais chamam a atenção está a fonte que reproduz o Rio Jordão, símbolo de um dos rios mais importantes da região. Essas particularidades ajudam a entender e imaginar como seria a cidade na época de Jesus.

As peças são feitas no próprio ateliê do artista, que fica em sua casa. Ele faz vistorias e reparos semanais para manter a qualidade do presépio. Hoje, o artesão colhe os frutos do trabalho ao ver que sua obra cativa a todos que passam pelas ruas de Goiânia.

> “As pessoas passam no portão, chegam na grade, e eu coloco para dentro para ver, principalmente as crianças, que gostam. Fico feliz com o carinho das pessoas que vêm visitar”, comenta.

De fato, quem passa na rua se encanta com a cena e não hesita em parar para admirar o trabalho. Alessandra Borges, corretora de seguros e morada de Goiânia, afirma que sempre que possui uma oportunidade, visita o presépio. “Eu sempre achei isso daqui muito bonito”, enfatiza.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp