José Nelto marca para próxima quinta, na Câmara, debate sobre crise no fornecimento de energia elétrica em Goiás

Ocorrerá na próxima quinta-feira (30), às 9h30, no plenário 08, do anexo II, da Câmara dos Deputados, na comissão de Defesa do Consumidor, uma audiência pública com o objetivo de debater as reiteradas quedas e oscilações no fornecimento de energia elétrica no estado de Goiás.

O Requerimento nº. 66/2023, apresentado pelo Deputado Federal José Nelto (PP/GO), vice-líder do governo, visa discutir as medidas a serem implementadas com o fim de garantir à população goiana o fornecimento de um serviço de energia elétrica de qualidade, já que essencial.

“Aqui no Brasil, a terceirização e privatização tem causado inúmeros danos econômicos e sociais. Infelizmente, quando tratamos do serviço de fornecimento de energia elétrica no estado de Goiás, é o maior martírio sofrido por sua população! O Poder Executivo precisa tomar providências definitivas para fins de garantir a rápida melhora dos referidos serviços, já que as medidas até então tomadas foram apenas paliativas frente ao grave problema”, afirma José Nelto.

Vários são os relatos de moradores que se queixam de quedas constante e intermitências na distribuição e com a onda de calor atípica que prevalece no estado. No mês de novembro, o consumo de energia bateu recorde histórico, registrando 225 kw/h .

“Diante desse caótico cenário, esperamos que com a realização da Audiência Pública com a participação do Ministério de Minas e Energia, da ANEEL, da Equatorial, do Procon, da FAEG ,FIEG e de representantes do empresariado do estado, sejam discutidas medidas a serem implementadas com vistas a garantir à população goiana o fornecimento de um serviço de energia elétrica de qualidade, já que essencial.”, explica o Deputado Federal, autor do requerimento.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos