Deputado Glauber Braga do PSOL-RJ atinge 84 horas de jejum na Câmara dos Deputados em protesto pela cassação do mandato: Saiba mais!

deputado-glauber-braga-do-psol-rj-atinge-84-horas-de-jejum-na-camara-dos-deputados-em-protesto-pela-cassacao-do-mandato3A-saiba-mais

O deputado Glauber Braga, do PSOL-RJ, alcançou a marca de 84 horas de jejum enquanto acampa na Câmara dos Deputados. Sua equipe informou que seus sinais vitais estão estáveis, apesar do longo período sem se alimentar. A greve de fome iniciou na quarta-feira (9) em protesto contra um relatório do Conselho de Ética que recomenda a cassação de seu mandato, após ter agredido um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) com chutes.

Desde então, Glauber Braga está dormindo em um dos plenários da Câmara, aguardando a decisão final do plenário sobre seu mandato. Ele declarou que não deixará as dependências da Casa até a votação do processo. O presidente da Câmara, Hugo Motta, ainda não definiu a data para a pauta da cassação.

Apesar dos dias sem se alimentar, a equipe médica que o acompanha tem garantido que o deputado mantenha a devida hidratação. Os médicos realizam visitas duas vezes ao dia e informaram que Glauber apresenta sinais vitais estáveis, pressão arterial normal e pulsos vigorosos. Apesar do abatimento causado pelo jejum, o médico responsável pelo acompanhamento, Bernardo O. Ramos, ressaltou que o estado de saúde do parlamentar é considerado bom.

O episódio que culminou no processo de cassação ocorreu em abril de 2024, quando Glauber Braga expulsou um manifestante do MBL com agressões físicas. A atitude do deputado provocou a abertura do processo, que agora aguarda a decisão do plenário da Câmara. Enquanto isso, Glauber segue determinado em sua greve de fome como forma de protesto.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp