Alvo da PF por fraude, deputado Júnior Mano já foi expulso do PL; relembre polêmicas
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (8) buscas em endereços ligados ao deputado federal. A operação apura atuação de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais.
DE faz buscas no gabinete do deputado Júnior Mano
DE faz buscas no gabinete do deputado Júnior Mano
O deputado federal pelo Ceará Júnior Mano (PSB-CE) se tornou alvo de uma operação da Polícia Federal que apura a atuação de uma organização criminosa suspeita de desviar recursos públicos por meio de fraudes em processos licitatórios e contratuais.
✅ Siga o canal do DE Ceará no WhatsApp
A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (8) buscas em endereços ligados ao parlamentar. Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior é natural da cidade de Novas Russas, interior cearense, e começou sua trajetória polícia em 2016. Foi o segundo deputado mais votado do Ceará na última eleição e coleciona polêmicas.
DE tenta contato com o deputado, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem. O parlamentar também não se manifestou sobre o caso nas redes sociais.
Abaixo, DE explica quem é o deputado e como funcionava o esquema investigado nesta terça (8).
LEIA TAMBÉM:
* DE faz buscas em endereços ligados ao deputado Júnior Mano em operação contra fraudes
DE 2° DEPUTADO MAIS VOTADO A EXPULSO DO PL
1 de 3 Deputado Júnior Mano — Foto: Câmara dos Deputados
Deputado Júnior Mano — Foto: Câmara dos Deputados
Antônio Luiz Rodrigues Mano Júnior tem 40 anos e é natural da cidade de Novas Russas, interior do Ceará. Ele começou sua trajetória política em 2016, quando assumiu como vice-prefeito de Nova Russas. Em 2018 foi eleito deputado federal com 67.917 votos.
Em 2022, foi reeleito deputado com 216.531 votos, a 2° maior votação do estado, atrás apenas de André Fernandes (PL). Além de político, é empresário e administrador. Na Câmara, é integrante da Comissão de Saúde e da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional.
Em 2024, o Partido Liberal expulsou Júnior Mano após ele ter participado da campanha de Evandro Leitão (PT) à Prefeitura de Fortaleza.
O deputado foi a um evento de campanha de Leitão, com a presença do próprio candidato, além do governador Elmano de Freitas e o ministro da Educação, Camilo Santana (ambos do PT).
Bolsonaro soube da situação na capital cearense e pediu ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, para expulsar o deputado.
O deputado ajudou a organizar o ato de apoio a Leitão, reunindo, segundo o próprio Júnior Mano, 41 prefeitos cearenses para pedir votos ao candidato petista.
2 de 3 Deputado do PL do lado de ministro do PT com adesivo no peito — Foto: Reprodução
Deputado do PL do lado de ministro do PT com adesivo no peito — Foto: Reprodução
Júnior Mano é casado atualmente com Giordanna Silva Braga Mano, prefeita da cidade Nova Russas. Em 2022, o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) cassou o diploma dela e do vice José Anderson por abuso de poder político e captação ilícita de votos. Coube recurso da decisão.
Além da cassação dos diplomas, foi aplicada a sanção de inelegibilidade para ela e para o próprio Júnior Mano, pelo prazo de 8 anos.
3 de 3 Júnior Mano e esposa, atual prefeita de Nova Russas, cidade onde Mano nasceu e foi vice-prefeito. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Júnior Mano e esposa, atual prefeita de Nova Russas, cidade onde Mano nasceu e foi vice-prefeito. — Foto: Reprodução/Redes Sociais
COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA?
De acordo com a PF, o núcleo investigado articulava o envio de verbas públicas a determinados municípios no Ceará e, em troca, parte dos recursos era desviado para pagamentos ilegais.
A organização criminosa também é suspeita de influenciar procedimentos licitatórios por meio de empresas vinculadas ao grupo.
As condutas investigadas envolvem os crimes de organização criminosa, captação ilícita de sufrágio, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica com fim eleitoral.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:
50 vídeos