O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) enviou um ofício ao presidente do STF, Edson Fachin, solicitando que o ministro acompanhe as decisões referentes à saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em um post no Twitter da noite de terça-feira, o parlamentar criticou o ministro Alexandre de Moraes por negar o pedido de transferência de Bolsonaro para um hospital em Brasília. Moraes, responsável por avaliar as solicitações da defesa de Bolsonaro, pode ter suas decisões referendadas pela 1ª Turma do STF.
Na terça-feira, Bolsonaro caiu da cama e bateu a cabeça, sofrendo um traumatismo cranioencefálico leve. De acordo com os médicos da Superintendência da Polícia Federal, onde ele cumpre pena, o ex-presidente teve apenas um corte na bochecha e não precisou ser transferido. A defesa de Bolsonaro discordou e solicitou a transferência. Moraes negou, respaldando a decisão médica. Determinou também que a defesa indique os exames necessários para realização na prisão.
Nikolas criticou a atitude e pediu que o presidente do STF analise as decisões sobre a saúde de Bolsonaro. O deputado espera que Fachin tome as medidas cabíveis diante dos fatos. Desde a condenação de Bolsonaro, os advogados apresentaram três pedidos de prisão domiciliar, todos negados por Moraes. O ex-presidente permanece na Superintendência da PF, sob cuidados médicos, cumprindo a pena de 27 anos e 3 meses em regime fechado.
Durante o final do ano passado, Bolsonaro foi internado para procedimentos cirúrgicos e retornou à prisão. O presidente da 1ª Turma do STF foi condenado por liderar uma organização criminosa que tentou impedir o governo de Lula da Silva. A situação de saúde de Bolsonaro continua sob monitoramento, enquanto o deputado Nikolas Ferreira busca garantir um acompanhamento transparente das decisões relacionadas ao atendimento médico do ex-presidente.




