Press "Enter" to skip to content

Deputados estaduais, federais e senadores eleitos tomam posse nesta quarta, 1º

Última atualização 31/01/2023 | 10:46

Nesta quarta-feira, 1º, os deputados estaduais, federais e senadores que se elegeram no ano passado tomam posse dos respectivos cargos. Em Goiás, a cerimônia na Assembleia Legislativa (Alego) começa às 14h, no plenário Iris Rezende. Em seguida, haverá a escolha do novo presidente e da Mesa Diretora para o biênio 2023/2024.

A posse na Assembleia Legislativa de Goiás

A quantidade de deputados estaduais varia entre as unidades federativas. Aquelas de maior população têm direito a mais representantes. São Paulo, por exemplo, tem 94 parlamentares, enquanto Acre, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins possuem 24 cada.

Goiás tem direito a 41 deputados estaduais (confira a lista completa de quem foi eleito neste link). O mais votado, Bruno Peixoto (União Brasil), vai coordenar o andamento das eleições para presidente da Alego e a Mesa Diretora. A votação se inicia assim que se obtiver pelo menos 21 representantes presentes.

O segundo mais votado, Lucas do Vale (MDB), ocupará a primeira-secretaria. Já o terceiro mais votado, Lucas Calil (MDB), estará na segunda-secretaria. Se nenhum dos candidatos a qualquer cargo alcançar a maioria absoluta dos votos, será realizado, para o mesmo, segundo turno entre os dois mais votados, considerando-se eleito aquele que atingir maior número de votos.

Deputados federais e senadores

Assim como os deputados estaduais, a quantidade de deputados federais de cada estado define-se pela população em que eles residem. São Paulo tem 70, enquanto os demais estados citados no segundo parágrafo deste texto possuem oito cada. Todos os 513 eleitos tomarão posse a partir das 10h no Palácio Ulysses Guimarães, em Brasília.

Goiás tem direito a 17 deputados federais na Câmara, que você pode conferir os nomes por aqui. O Senado, por outro lado, é composto de 81 parlamentares no total , três para cada unidade federativa. Por Goiás, Jorge Kajuru (PSB) e Vanderlan Cardoso (PSL) seguem no cargo, e Wilder Morais (PL) substituirá Luiz do Carmo (PSC). A sessão começa às 15h.