A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) anunciou nesta quarta-feira, 8, que enviará ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados uma representação contra o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), acusado de cometer transfobia na tribuna do plenário durante o Dia da Mulher.
”A transfobia ultrapassa a liberdade de discurso garantida pela imunidade parlamentar. Afinal, transfobia é crime. Eu, ao lado da bancada do @psbnacamara, estou entrando com um pedido de CASSAÇÃO do mandato do deputado Nikolas Ferreira!”, anunciou a deputada através do Twitter.
Além da deputada, outros diversos políticos enviaram uma notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal (STF). Representando o PSOL, a deputada trans Erika Hilton anunciou que ao lado do partido enviará o documento contra Nikolas Ferreira ao STF.
Fala transfóbica em pleno Dia da Mulher
A fala transfóbica de Nikolas Ferreira ocorreu nesta quarta-feira, 8, na tribuna da Câmara dos Deputados. O deputado bolsonarista usou uma peruca loira para dizer que se sentia uma mulher transexual e, por isso, teria ”lugar de fala” no Dia Internacional das Mulheres.
“Hoje, o Dia internacional das mulheres, a esquerda disse que eu não poderia falar, pois eu não estava no meu local de fala. Então, eu solucionei esse problema aqui. Hoje eu me sinto mulher. Deputada Nikole”, disse.
Ele prosseguiu a fala afirmando que as mulheres estavam ”perdendo seu espaço para homens que se sentem mulheres” e que ”eles estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é realidade”.
O parlamentar disse ainda que corria o risco de ir para a cadeia pelo crime de transfobia por ter parabenizado apenas as ”mulheres (cromossomo) XX”. “É uma imposição. Ou você concorda com o que eles estão dizendo, ou caso contrário você é um transfóbico, homofóbico e preconceituoso”, falou.
Depois ele tirou a peruca e disse que as mulheres não deviam nada ao feminismo, pedindo para que elas retomem a feminilidade. ”Tenham filhos, amem a maternidade e formem sua família. Dessa forma vocês colocarão luz no mundo e serão valorosas.”, finalizou o deputado.
Assista o vídeo:
Ver esta publicação no Instagram
Uma publicação partilhada por Diário do Estado (@jornal_diariodoestado)